São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet permite participação

FÁBIA PRATES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A 49ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) começa amanhã, em Belo Horizonte (MG), com uma novidade.
A reunião da SBPC, que termina na próxima sexta-feira, vai discutir uma variedade de temas, desde entraves à integração do Mercosul até a clonagem humana.
Segundo o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, todos os anos a entidade procura reunir os assuntos mais discutidos no Brasil e no mundo para que a comunidade científica nacional possa debatê-los sob vários ângulos.
É o caso, por exemplo, da clonagem humana, que é apontada por Malavasi como o principal tema do ponto de vista ético e da divulgação científica.
O secretário-geral da SBPC aponta também as discussões em torno do Pronex (Programa para o Controle da Excelência) como de fundamental importância para que a comunidade científica se posicione e dê subsídios ao governo em busca de mais "transparência" ao programa.
"Clonagem e Pronex são dois assuntos altamente polêmicos. A reunião colocará todos os aspectos prós e contras", disse ele.
Outro assunto a ser discutido na reunião da SBPC é o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Segundo Malavasi, a SBPC já se posicionou contrária à forma como o projeto está sendo encaminhado, mas vai discuti-lo mais uma vez para verificar o andamento da implantação.
A principal crítica do SBPC ao Sivam, de acordo com ele, é a contratação de uma empresa estrangeira para fornecer os equipamentos. "No Brasil, nós já temos competência para realizar esse tipo de trabalho", disse ele.
O tema da 49ª reunião da SBPC, "Ciência Hoje, Brasil Amanhã", foi escolhido por concurso para demonstrar a importância das descobertas científicas para a sociedade.

Texto Anterior: Sem-terra cancela participação na SBPC
Próximo Texto: Unicamp pode ter novo curso unindo geografia e geologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.