São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como a aranha faz sua teia

1. A aranha escolhe dois pontos no alto para começar a teia. Faz um triângulo unindo esses dois pontos a um ponto central e depois desce, formando um Y.
2. O centro sempre fica deslocado para o alto da teia, pois é menos cansativo descer do que subir para capturar insetos presos. De lá, a aranha puxa mais raios em outra direções e reforça a junção do Y.
3. A aranha começa então a tecer uma espiral temporária, de 4 a 8 voltas, para dar sustentação à teia enquanto completa o serviço.
4. Até este ponto, a teia é feita de material liso, que não gruda -e portanto não captura insetos. A aranha precisa construir uma teia grudenta. Para isso, usa a espiral temporária como apoio e vai tecendo a teia de captura em ziguezague.
5. Ao se aproximar do centro, a aranha deixa de andar em ziguezague e começa a tecer em círculos. A teia completa tem até 50 círculos. Na fase final, a aranha ajusta a tensão da teia, esticando e afrouxando os fios a partir do centro.

Este modelo vale para a aranha-de-jardim (Araneus diadematus)

Fonte: Revista "New Scientist" 10.8.96

Texto Anterior: Teia estica até 4 vezes seu tamanho; Uma teia para a família inteira; Aranhas com 240 milhões de anos
Próximo Texto: Alegria ajuda a curar doenças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.