São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvio suspeito terá enterro com honras

Rússia condena ação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sérvios da Bósnia planejam um enterro com a presença de autoridades e honras militares para Simo Dlrjaca, o acusado de crimes de guerra morto quando resistiu a ordem de prisão pelas tropas da Otan, anteontem.
A Rússia, tradicional aliada dos sérvios, classificou de "ataque caubói" a ação em Prijedor (noroeste), quando um outro suspeito, Milan Kovacevic, se entregou sem resistência.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse que ela foi uma tentativa de salvar o acordo de paz de Dayton (outubro de 1995).
Kovacevic está detido em Haia (Holanda), onde deve ser julgado como um dos responsáveis pela "limpeza étnica" de milhares de muçulmanos e croatas no início da guerra da Bósnia, em 1992.
Os sérvios acusaram os soldados britânicos da aliança militar ocidental de má-fé ao efetuar a prisão. Eles teriam usado um pacote com a insígnia da Cruz Vermelha para entrar no hospital do qual Kovacevic era diretor. A Otan negou a acusação, e a Cruz Vermelha disse estar investigando a denúncia.

Texto Anterior: ONU aponta 134 chacinas no ex-Zaire
Próximo Texto: Peru acusa generais por ação do MRTA; Simpson diz que não vai mais trabalhar; Neonazi ameaça desfile techno na Alemanha; Convocada greve geral na Argentina; Polícia da França quer legalizar maconha; Ucrânia aponta novo primeiro-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.