São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mancha na pele também surge no inverno

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Manchas na pele não são exclusividade do verão. O frio e os banhos mais quentes do inverno podem causar alterações na cor da pele.
Banhos quentes e demorados ressecam a pele. O uso de buchas e sabonetes mais fortes acentuam ainda mais esse processo. Como consequência, algumas pessoas podem desenvolver pequenas manchas brancas (claras), mal limitadas, que recebem o nome de pitiríase alba.
Elas podem coçar e serem acompanhadas de descamação da pele. As manchas aparecem nas regiões mais secas do corpo (pernas, braços e bochechas) e são mais comuns em crianças e bebês. No verão, a pitiríase alba também pode aparecer. Na estação mais quente do ano, ela é provocada pelo excesso de exposição ao sol.
Outra consequência dos banhos quentes é o eczema. A alteração típica é uma pele seca, que coça muito e descama e que pode levar ao aparecimento de manchas avermelhadas. Com o tempo, essas áreas podem ficar claras.
Pessoas mais alérgicas (que têm rinite, asma etc.) são candidatas a desenvolver eczema no inverno.
Segundo a dermatologista Cristiane Martins Coelho Pereira, para evitar esses tipos de mancha, nada melhor do que tomar banhos mais curtos e mornos, sem buchas, optar por sabonetes mais neutros e passar hidratantes na pele.
Cristiane diz que o frio é o outro grande vilão do inverno. Ele pode levar a alterações vasculares (nos vasos sanguíneos que irrigam a pele), que acabam determinando o aparecimento de manchas.
Perniose é o nome dado a pequenas manchas avermelhadas, elevadas, dolorosas (lembram uma picada de inseto) que podem aparecer na pele. É mais comuns em áreas que ficam expostas ao frio como mãos, pés, nariz e orelhas.
O livedo reticular são pequenas manchas arroxeadas, em forma de uma fina rede de vasos, que podem aparecer em pernas, coxas e antebraços de pessoas que não se protegem adequadamente do frio.
Alguns bebês pequenos, quando têm sua roupa trocada pelas mães -ficando poucos minutos expostos ao frio- apresentam o livedo.
A acrocianose são manchas de coloração mais acinzentada, que aparecem nas mãos ou pés. Elas podem ser acompanhadas de uma alteração na sensibilidade.
É comum a associação da acrocianose com outras manchas de pele, como as pequenas redes arroxeadas do livedo.
Cristiane explica que, para essas manchas, o melhor a fazer é evitar a exposição ao frio e proteger as extremidades do corpo com luvas, meias quentes, gorros e cachecóis. Medicamentos podem ser necessários nos casos mais graves.

Texto Anterior: Parentes de mortos em queda nos EUA pressionam por indenização
Próximo Texto: Saiba quais as manchas que podem aparecer no inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.