São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protetor solar deve ser usado

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O protetor solar (fotoprotetor) deve ser usado pelas pessoas que têm tipos de pele mais sensíveis, mesmo durante o inverno.
O sol e suas radiações ultravioletas são a principal causa de pigmentação da pele durante todo o ano. Como a exposição ao sol aumenta durante o verão, o aparecimento de manchas tende a crescer. Mas o processo também ocorre nas demais estações do ano.
No inverno, a incidência mais baixa de raios solares não impede que a pessoa fique "manchada".
A médica Cristiane explica que quem já está em tratamento para remoção de manchas escuras de pele (melasma) deve manter o tratamento durante o inverno.
Essas pessoas usam clareadores ou "branqueadores" de pele ao dormir e devem, obrigatoriamente, passar fotoprotetor. As manchas somem em até quatro meses.
Os principais clareadores usados hoje são a hidroquinona e seus derivados. O ácido kójico e o ácido azelaico também podem ser usados. Os clareadores podem ser associados a outros ácidos mais comuns -que aumentam a descamação (como o ácido retinóico ou o ácido glicólico)- para acelerar o desaparecimento das manchas.
Os dermatologistas tendem a recomendar para as pessoas mais sensíveis ao sol o uso regular de fotoprotetores. Essa medida evitaria o aparecimento do melasma e da melanose solar -manchas que aparecem com a idade devido à quantidade de radiação solar adquirida durante toda a vida.
(JB)

Texto Anterior: Saiba quais as manchas que podem aparecer no inverno
Próximo Texto: Marcas aparecem mais na testa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.