São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como é feita a votação

DA REPORTAGEM LOCAL

A eleição da diretoria da UNE não é feita diretamente entre todos os estudantes. A diretoria é escolhida no congresso, que ocorre a cada dois anos. Além da nova diretoria da entidade, também são votadas durante o congresso as resoluções e propostas que a UNE deve implementar na próxima gestão.
No congresso as votações não são feitas em urna. Elas podem ocorrer de duas formas.
1) Os delegados votam levantando os crachás e a vitória de uma ou de outra proposta é confirmada visualmente; um exemplo hipotético: há duas propostas diferentes, uma pelo apoio da UNE ao provão e outra contra. Os delegados escolhem uma ou outra alternativa e levantam os crachás quando é lida a proposta escolhida. Sem fazer nenhuma contagem já seria possível ver, pelos crachás levantados, qual a proposta que tem a maioria.
2) Os delegados escrevem no crachá qual a proposta escolhida e entregam para contagem. Essa é a forma de votação para as questões mais polêmicas e é também a forma de eleição da diretoria.
Assim, segundo o regulamento do congresso, crachás em branco não serviriam para fraudar a eleição da diretoria, mas até isso os dissidentes colocam em dúvida.
"Quem nos garante que não colocaram etiquetas com nomes enquanto ocorria a votação?", diz Anselmo Cardoso, do PSB. Os crachás regulares devem trazer, além da etiqueta plastificada com o nome do delegado, duas rubricas da comissão de credenciamento.

Texto Anterior: Fraude pode fazer surgir "UNE do B"
Próximo Texto: Política é principal tema de encontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.