São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Desemprego provoca mais dias de férias

Situação é grave na França

DO "USA TODAY"

Durante a primavera, turistas de todos os lados do mundo invadem Paris. Mas aqueles que passam mais tempo na cidade são os que vêm de lugares mais próximos -alguma outra região da França, Alemanha ou Grã-Bretanha.
Isso acontece porque, entre as potências industriais, esses países são os que têm as mais generosas políticas de férias. Parece um sonho? Pelo contrário, assemelha-se a um pesadelo: a correlação entre tais políticas de férias e o índice de desemprego é evidente.
Na França, o problema do desemprego tem tudo para piorar. O governo socialista do primeiro-ministro, Lionel Jospin, prometeu leis para diminuir as horas semanais de trabalho (39 para 35 horas), sem cortes no pagamento.
Isso, de acordo com ele, criará empregos, mas tudo indica que a intenção é diminuí-los. Quanto mais liberais forem os benefícios dados pelas companhias, menor será o número de contratações.
São necessárias algumas proteções aos empregados contra a ganância dos empregadores. Nos EUA, a maioria delas é razoável. Na França, insultante.

Texto Anterior: Giovani muda a vida de ex-lojista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.