São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Zoólogo de formação, Théodore Monod se tornou conhecido pela diversidade de disciplinas às quais se dedicou ao longo de sua carreira e por ter privilegiado o deserto do Saara como campo de estudos.
Desde os anos 20 realizou expedições quase que anuais ao deserto, cujos resultados foram tornar a fauna, a flora, a geologia e a pré-história do Saara mais conhecidas. Entre suas descobertas, destacam-se o homem de Asselar, no Mali, no Oeste da África, durante uma expedição realizada em 1927. Nessa época, o pesquisador já pertencia aos quadros do Museu Nacional de História Natural da França, onde trabalhava como zoólogo, e ao qual é ligado até hoje.
Depois da expedição ao Mali, Monod passou por dois anos no serviço militar em uma companhia que também se dedicava à exploração das regiões do Tassili e do Adrar Ahnet.
Os estudos resultaram em duas obras, "O Adrar Ahnet - Contribuição ao Estudo Físico de uma Região do Saara" (1931) e "O Adrar Ahnet - Contribuição ao Estudo Arqueológico de um Distrito Saariano"(1932).
Monod, cuja obra soma mais de 600 artigos científicos, também teve um papel importante na sistematização das informações sobre o Saara por meio da criação do Instituto Fundamental da África Negra em 1938.
(MA)

Texto Anterior: O Senhor do Saara
Próximo Texto: Tim Maia renova seu show
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.