São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repentistas fazem final de campeonato

TATIANA REZENDE
DO GUIA DA FOLHA

Hoje o Memorial da América Latina se transforma no templo da cultura nordestina. Às 17h acontece a final do 1º Campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas.
Patrocinado pela Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e pela Ucran (União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste), o evento contou com a participação de 96 poetas de todo o Brasil.
Para a final, foram classificados apenas quatro: Ismael Pereira (CE), Sebastião Dias (RN) e Oliveira de Panelas e Valdir Teles (PE).
No júri estão nomes conhecidos, como o ator e músico Antônio Nóbrega, o escritor Benedito Rui Barbosa, o jornalista Luís Nassif e o senador Ronaldo Cunha Lima.
Organizado pelos repentistas Lourinaldo Vitorino e Sebastião Marinho, o concurso começou em abril deste ano e se tornou um bom programa para os fins-de-semana.
A produção calcula que cerca de 3.000 pessoas assistiram às apresentações no teatro da Umes.
O repente é uma espécie de duelo com versos improvisados entre dois poetas. O mote para o início do desafio é dado pelo público (no caso do campeonato, pelo júri). O cantador compõe os versos seguindo a lógica do mote, com rima, métrica e oração.
Segundo o presidente da mesa julgadora, Assis Ângelo, "observa-se principalmente a rapidez com que é feito o improviso, a originalidade e a inspiração do poeta, que deve conseguir tudo isso no espaço de três minutos e meio".
A história do repentismo é bastante antiga, data da Idade Média. Em São Paulo, surgiu em 1946, quando o alagoano Guriatã de Coqueiro chegou à cidade. Em todo o Brasil, estima-se que existam hoje cerca de 3.000 cantadores.
Para a final, no Memorial da América Latina, estão sendo esperadas cerca de 800 pessoas.
Quem não tiver a oportunidade de ir e puder esperar um pouco mais para conhecer essa forma de expressão da cultura popular nordestina, está programado para agosto o lançamento de dois CDs e um documentário sobre o campeonato.
Esse material também deve ser lançado no exterior, primeiramente na França e depois nos Estados Unidos.

LEIA local, horário e preço do evento no roteiro abaixo

Texto Anterior: Lisboeta Eugéne canta com Jazz Sinfônica
Próximo Texto: 'Confissões...' é boa exceção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.