São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luminosos Efeitos

MARCELO LIMA

Mais que necessária, a luz participa também da decoração
Tão importante quanto a escolha do mobiliário ou a definição das cores, uma iluminação correta, executada com critério, pode também valorizar os ambientes, tornando-os mais agradáveis e interessantes.
Quando bem dimensionada, a luz pode acentuar ou dissimular detalhes, criar efeitos e até mesmo modificar um espaço.
Para Marcos de Almeida Pontes, do escritório Francisco de Almeida, a iluminação residencial hoje tende para o cenográfico.
Ele recomenda apenas observar os níveis mínimos exigidos para cada ambiente. A quantidade de luz recomendada para uma cozinha, por exemplo, não é a mesma necessária para uma sala de estar.
"Em um projeto de iluminação, devem ser considerados não apenas os aspectos técnicos, mas também a sensibilidade individual à luz", afirma Pontes.
Para a área social, por exemplo, ele sugere uma iluminação indireta -o facho de luz é projetado para o teto e ilumina todo o ambiente por reflexão- combinada a luminárias com facho direcionável, quando necessárias.
Para se obter uma boa distribuição da luz, no entanto, alguns fatores devem ser considerados antes da aquisição do equipamento: a dimensão do ambiente, as condições de claridade no local e a existência ou não de superfícies que possam refletir a luz.
Tetos e paredes brancas, por exemplo, difundem a luz com mais eficiência que superfícies escuras.
A arquiteta Tânia Eustáquio optou por minimizar a presença de luminárias aparentes, empregando peças embutidas, com facho direcionado. "Como a casa possui paredes e tetos brancos, a reflexão produzida permitiu diminuir o número de luminárias sem prejuízos em termos de quantidade de luz e efeitos", diz.

Texto Anterior: Jardim dentro de casa
Próximo Texto: Dicas especializadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.