São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai edital de exploração de floresta

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) divulga até amanhã edital de licitação inédita no país para a exploração madeireira da Floresta Nacional do Tapajós (oeste do Pará).
A experiência é uma tentativa do governo de estimular o aproveitamento racional dos recursos florestais da Amazônia, onde 50 milhões de metros cúbicos de madeira são explorados por ano.
A licitação no Tapajós é tímida em relação a esse volume de madeira explorada na região amazônica. O edital envolverá uma área de 1.000 hectares, de onde poderão ser extraídos por ano apenas 40 mil metros cúbicos por ano.
O diretor de Recursos Naturais Renováveis do Ibama, Paulo Benicá, disse não acreditar que as madeireiras asiáticas que estão se instalando na região sob o protesto dos ecologistas manifestem interesse de participar da licitação.
Segundo ele, essas madeireiras estão mais interessadas na exploração de madeira de várzeas para a produção de compensados e laminados. As madeiras do Tapajós são mais apropriadas para a fabricação de móveis, forros e portas.

Texto Anterior: Prêmio Jabuti divulga lista de vencedores
Próximo Texto: FHC envia projeto que cria efeito vinculante; Cláudio Humberto deixa gráfica em Brasília; Senado Federal aprova acordo assinado em 51; Presidente desconhece adiamento de votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.