São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kasparov se recusa a disputar Mundial

Campeão desaprova o regulamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O russo Gary Kasparov, campeão mundial de xadrez, anunciou ontem que não disputará o Campeonato Mundial da Fide (federação internacional), que acontecerá em Lausanne, na Suíça.
Kasparov, que rompeu com a Fide e é campeão mundial pela PCA (entidade fundada por ele em 1993), não concorda com a fórmula de disputa do torneio, que, afirma, seria "imperfeita".
"Na história da luta pelo Campeonato Mundial de xadrez, tem que se respeitar a tradição de se disputar o torneio entre o campeão e o aspirante (ao título)", afirmou Kasparov.
Na opinião dele, a nova fórmula de disputa, que oferece oportunidade a vários enxadristas de chegar ao topo, "menospreza o título de campeão do mundo".
O atual campeão da Fide é o também russo Anatoly Karpov, grande rival de Kasparov. No ano passado, Karpov derrotou no Mundial o russo naturalizado norte-americano Gata Kamsky.
Kasparov, em maio, perdeu, em Nova York, um confronto com o computador Deep Blue, da IBM.

Texto Anterior: Boris Becker joga e retarda aposentadoria
Próximo Texto: Sydney-2000 recua e faz acordo com hotéis; Tiger Woods revela insultos e ameaças; Janeth é cestinha em vitória fácil na WNBA; Hill testa com a Arrows e finda onda de boatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.