São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

CRONOLOGIA

7 de maio de 97 - Ivens Mendes renuncia à presidência da Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol). O Jornal Nacional afirma que Mendes ofereceu ajuda da arbitragem em troca de dinheiro para a sua campanha a deputado federal por Minas Gerais. São exibidas gravações em que uma voz identificada como a de Mendes pede dinheiro ao presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, e ao presidente do Corinthians, Alberto Dualib.

5 de junho - O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) bane Mendes e Petraglia do futebol, suspende Dualib por dois anos e o Atlético-PR por um. Ninguém mais é punido.

19 de junho - O STJD, baseado em artigo do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar de Futebol), que diz que os clubes inscritos em um torneio têm obrigação de disputá-lo, decide que o Atlético-PR poderá participar do Brasileiro deste ano, mas que, ao final da competição, perderá cinco pontos, contrariando norma do mesmo documento que previa perda de cinco pontos por jogo.

13 de julho - 22 dias após o anúncio da CBF incluindo Bragantino e Fluminense no Brasileiro, o presidente da FPF, Eduardo José Farah anuncia que vai propor aos clubes paulistas que abandonem o torneio, em repúdio à recondução de Bragantino e Fluminense à primeira divisão. Farah lança a idéia de que estes clubes participem entre si de um novo Campeonato Paulista, que seria disputado entre 24 de agosto e 17 de maio do próximo ano.

14 de julho - Os clubes afirmam que só responderão à proposta na reunião marcada por Farah para discutir a questão.

Texto Anterior: TVs dão tratamento de 'evento' à reunião de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.