São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel apura queda de ponte que matou 2

Comissão foi formada, diz premiê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse que uma comissão de investigação foi estabelecida para investigar o acidente ocorrido na abertura de evento judaico em Ramat Gan, próximo a Tel Aviv (Israel).
Duas pessoas foram mortas e outras 43 pessoas ficaram feridas quando uma ponte sobre o rio Yarkon construída na entrada de estádio esportivo desabou com cerca de uma centena de atletas da Austrália sobre ela.
Os australianos se preparavam para participar do desfile de abertura das Macabíadas, conhecidas como "olimpíadas judaicas".
A ponte, de madeira e sustentada por estruturas de metal, foi construída para os jogos.
Os dois membros da equipe australiana mortos foram Greg Small, 37, e Yetty Bennett, 50.
"Nós estabelecemos uma comissão de investigação para descobrir por que a ponte se partiu e quem aprovou o projeto", disse o primeiro-ministro israelense, que estava presente no estádio quando aconteceu o acidente.
Os jogos, que ocorrem a cada quatro anos, foram suspensos por um dia em respeito às vítimas.
Condenação
A Assembléia Geral da ONU aprovou resolução de censura à expansão de assentamentos israelenses em territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém.
Por 134 votos a favor, três contra (EUA, Israel e Micronésia) e 14 abstenções, a assembléia aprovou resolução em que conclama seus membros a "desencorajar" atividades que beneficiem as colônias e pedindo que Israel indique a procedência de produtos das colônias.
A decisão de ontem é uma versão suavizada do projeto apresentado inicialmente pelos países árabes.
O projeto foi alterado para que tivesse o maior apoio possível.
As negociações de paz no Oriente Médio estão suspensas desde que Israel iniciou, há mais de três meses, a construção de colônia em Jerusalém oriental -local reivindicado pelos palestinos.

Texto Anterior: Argélia liberta líder radical islâmico
Próximo Texto: ONU acusa premiê do Camboja de execuções; Amigo de Clinton se matou, diz promotor; Indústria do fumo faz 1º pagamento a Estado; Presidente do Quenia se reúne com religiosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.