São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aznar é próximo alvo do ETA, diz ex-refém

CYNARA MENEZES
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MADRI

A revelação feita pelo funcionário de presídio José Ortega Lara de que o premiê José María Aznar é o "principal alvo" do grupo terrorista ETA não surpreendeu a direção do Partido Popular (PP), do qual Aznar é líder.
"Isso não é surpresa, sabemos que o primeiro-ministro e o PP são os principais objetivos dos terroristas", disse o coordenador-geral do partido, Ángel Acebes.
Ortega Lara, que foi liberado há 15 dias pela polícia civil espanhola do cativeiro onde o ETA o mantinha havia mais de um ano, fez as declarações anteontem à Justiça.
Ele disse ter ouvido dos sequestradores que Aznar é "o alvo preferencial" e que vão "tentar de novo" matá-lo. Há mais de dois anos, o então candidato ao governo espanhol saiu ileso de um atentado terrorista.
Aznar ia de casa em direção ao trabalho quando seu carro foi atingido por uma bomba colocada no trajeto pelos terroristas.
A parte traseira do veículo foi atingida, mas o atual primeiro-ministro espanhol escapou sem ferimentos.
Ortega Lara, que falava com os sequestradores através de uma pequena abertura, disse temer que os terroristas cometam um novo atentado contra o PP "nas próximas semanas". Ele é militante do partido.
Foi justamente sua militância, segundo afirmaram seus sequestradores, que levou os terrorista a identificá-lo como um alvo.
(CM)

Texto Anterior: Manifestações antiterrorismo continuam
Próximo Texto: Participação em filme é vetada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.