São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conserto da Mir fica indefinido

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os diretores do programa espacial russo confirmaram ontem que o comandante da Mir está inapto para participar do conserto da estação espacial e disseram que vão começar a treinar o norte-americano a bordo para a missão.
Mas não é certo que o "passeio espacial" vá ser realizado por Michael Foale. Comunicados divulgados ontem por uma porta-voz da Nasa apontam para "dúvidas" quanto à possibilidade de a Nasa permitir que o astronauta substitua Vassili Tsibliev nos reparos.
"Ele (Foale) pode fazer algumas coisas básicas, mas não simulações oficiais ou o próprio 'passeio espacial'. Nada disso foi aprovado pela Nasa ainda", disse Catherine Watson, porta-voz em Moscou.
Ontem, no entanto, outra porta-voz da agência espacial, Kathleen Maliga, havia confirmado que a agência espacial dos EUA concordava com a hipótese de Foale participar do conserto.
O chefe de controle da missão russa, Vladimir Soloviov, chegou a dizer que o americano estava entusiasmado com a perspectiva de participar do conserto.
Não se sabe o motivo da discordância entre elas.
O diretor norte-americano do programa Nasa-Mir, Frank Culberton, e o seu colega russo, Valleri Riumin, discutiram os prós e os contras de permitir que o americano saia da nave para os consertos.
Entre os prós está o fato de ele já ter treinado com uma roupa espacial russa. Entre os contras, o de que seu último treinamento em roupa espacial foi feito em 1996 num tanque na Rússia.
Os problemas na Mir se agravaram desde que oficiais russos constataram que Tsibliev havia apresentado arritmia cardíaca.
"Como o comandante tem problemas médicos, decidimos que ele não deveria tomar parte no conserto do módulo Spektr. Os reparos podem levar de quatro a cinco horas", disse Soloviov.
Os danos foram provocados por uma colisão entre uma nave-cargueiro e a estação no último dia 25 de junho. Desde então, a Mir tem funcionado com cerca de 40% a menos de energia.
Os consertos, que estavam previstos inicialmente para amanhã, foram remarcados para o próximo dia 24.

Texto Anterior: Encontro entre a OTAN e a Rússia é adiado; Camboja quer ter novo co-primeiro-ministro; Presidente do Quênia se reúne com oposição; Parlamento suspende leis controversas em HK; Embaixada dos EUA no México tem indicado
Próximo Texto: Parlamento Europeu aprova lei de patentes de biotecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.