São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

"Bonita e burra" ou "feia e inteligente"?

ANTONIO ROCHA FILHO

Para "curtir", eles preferem o primeiro tipo; nos relacionamentos sérios, inteligência vira fundamental
Participaram deste debate o empresário Ricardo Barros Becheli, 40, casado, proprietário da editora JNU, o médico otorrinolaringologista Pedro Paulo Cintra, 30, casado, o tatuador Sérgio Pisani, 23, solteiro (com namorada), dono da Tattoo You, e o empresário Rodolfo Amaral, 20, solteiro (com namorada), da choperia Rodolfo's Beer.
*
Revista - O que é melhor: uma mulher bonita e burra ou uma feia e inteligente?
Sérgio - Eu prefiro uma bonita e burra. Porque, se ela é bonita, já vai ser bem assediada. Se ela também for inteligente, vai raciocinar demais, vai começar a pensar no que pode fazer contra o seu parceiro... A mulher bonita e burra, além da beleza, vai ser apaixonada por você, nunca vai se meter nas suas idéias.
Revista - E uma mulher feia e inteligente?
Sérgio - Eu dou muito valor à aparência. A mulher tem de ser bonita de rosto, cabelos longos e com o corpo bem modelado.
Pedro Paulo - É muito relativo. Se você tiver uma mulher bonita e burra, apesar da beleza, vai ter de conviver todo dia com a burrice dela. É melhor uma mulher que não seja tão bem-dotada, mas, em compensação, seja sua companheira, alguém que você possa discutir qualquer assunto. Uma mulher assim consegue colocar o homem muito mais para cima.
Ricardo - Não existe mulher feia, existe mulher mal produzida ou mulher de mau gosto. É claro que existem as limitações econômicas. Burra, para mim, é a mulher desleixada. Ou a que, tendo condições financeiras, não tem bom gosto.
Revista - Mas existem mulheres, como também há homens, que são realmente feias...
Ricardo - Mas aí já é um carma. Acho que no conceito de beleza já está implícita a inteligência. Uma mulher bonita é inteligente, porque ela sabe se produzir bem. Mesmo que não seja muito bonita fisicamente, com jogo de cintura e bom gosto, vai escapar do rótulo de feia.
Rodolfo - Uma mulher bonita e burra só pensa em ir ao shopping, comprar roupas e ficar falando sobre isso. Ela se preocupa muito mais com a beleza dela do que em cuidar da relação afetiva com o parceiro. Uma mulher feia e inteligente pensa um pouco mais no casal, na relação e no futuro. Uma mulher bonita e burra só pensa em se produzir e sair por aí para todo mundo ficar babando em cima dela.
Ricardo - Vira uma isca de gavião...
Rodolfo - A mulher feia e inteligente se destaca mais no trabalho e no dia-a-dia. Também acho que uma mulher inteligente, mesmo não sendo tão bonita, sabe se produzir e se tornar atraente. Isso faz parte da beleza dela.
Revista - Esses critérios valem tanto para mulheres para curtir como para aquelas em que há interesse de um relacionamento mais profundo?
Sérgio - Uma mulher só para curtir tem de ser bonita e burra. Só vai estar do teu lado para te satisfazer.
Pedro Paulo - Vai ser um objeto sexual...
Sérgio - É. Mas, se você quiser uma pessoa para uma relação mais séria, não precisa ser uma miss Brasil. Basta não ser muito feia, mas que te complete.
Rodolfo - Beleza pura e simples serve só para desfilar com a mulher. Para um relacionamento, não precisa ser tão bonita, mas inteligência é fundamental.
Ricardo - Há dois tipos clássicos de beleza: a de corpo e a de rosto. Do ponto de vista de um homem solteiro, nessa história de mulher objeto, vale até a Raimunda: feia de cara e boa de...
Revista - O que faz uma mulher ser bonita ou feia?
Pedro Paulo - É uma questão cultural. O padrão de beleza no Brasil não é o mesmo na África ou nos EUA.
Rodolfo - Às vezes, a beleza está no charme.
Ricardo - Muitas modelos podem ser consideradas feias, mas se enquadram no padrão que é esperado delas.
Revista - Ter uma mulher muito bonita não provoca ciúme?
Sérgio - O ciúme pega, mas não pode. Tem de deixar a mulher resolver.
Rodolfo - Se algum cara importuna sua mulher, a primeira chance de resolver o problema é dela. Se ela não conseguir, aí o homem deve interferir.
Ricardo - Você tem de partir do princípio de que ela está com você. Se ela quiser ficar com outro, é porque ela não gosta de você.
Revista - Não existe mulher bonita e inteligente?
Pedro Paulo - Está cheio por aí.
Sérgio - Mas é a maior dor de cabeça.
Rodolfo - Eu tenho esse tipo de dor de cabeça...
Pedro Paulo - Com uma mulher bonita e inteligente, você não precisa se preocupar. Ela sabe o que faz.

Próximo Texto: Feiúra imaginária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.