São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste a flexibilidade

ANGÉLICA BANHARA

Alongamento é fundamental, mesmo para quem já está em forma
Horário corrido, pouco tempo para malhar, pressa em ver o corpo mais definido. Resultado: a preocupação com a flexibilidade é colocada de lado.
Complemento essencial a qualquer atividade física, os exercícios de alongamento também melhoram a postura e aumentam a consciência corporal -você percebe melhor qual musculatura está sendo trabalhada.
Além disso, deixar para amanhã a preocupação com a flexibilidade pode trazer problemas, mesmo para quem está em forma. O efeito colateral mais evidente a médio prazo é o "encurtamento" da musculatura -a pessoa não atinge a extensão total da articulação.
Outros problemas podem ser observados já no dia seguinte. Quem faz uma aula de aeróbica e sai da sala nos últimos minutos -justamente os dedicados ao alongamento-, por exemplo, pode ter dor na panturrilha (batata da perna).
A pedido da Revista, a coordenadora técnica Nani Dantas e a equipe de avaliação física da Runner Paulista elaboraram um teste para que você, em casa, saiba como anda a sua flexibilidade.

Texto Anterior: Xenical não faz milagre
Próximo Texto: Quando menos, melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.