São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa atentado a líder protestante

Polícia desativa bomba

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um líder protestante da Irlanda do Norte foi alvo de um frustrado atentado a bomba ontem, que poderia ter causado vítimas, segundo a polícia. A bomba, que foi desmontada, estava em um pacote endereçado a Robert McCartney, o líder do pequeno Partido Unionista do Reino Unido.
A polícia diz que a bomba era precária e não deve ser do IRA, sigla do grupo separatista Exército Republicano Irlandês. McCartney disse acreditar que o atentado pode ter sido cometido tanto por guerrilheiros protestantes quanto pelo IRA.
O grupo anunciou um cessar-fogo no começo desta semana e deu um novo alento ao processo de paz entre católicos (que querem se ligar à República da Irlanda) e unionistas (que defendem a manutenção do domínio britânico).
Com a trégua, o Sinn Fein, braço político do IRA, deve aderir às negociações e torná-las viáveis. O partido de McCartney abandonou o diálogo. Hoje, o líder do Sinn Fein, Gerry Adams, se reúne com o premiê da República da Irlanda, Bertie Ahern.

Texto Anterior: Deixem Versace em paz
Próximo Texto: Escócia terá novo Parlamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.