São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clones podem gerar proteínas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Se um animal pode ser clonado para produzir proteínas e outras substâncias e se ele pode também ser reproduzido com sucesso, então é possível criar rebanhos de animais capazes de "fabricar" em escala comercial esses mesmos produtos.
A união da tecnologia de clonagem com a engenharia genética é a razão de ser da empresa PPL Therapeutics e de sua íntima relação com o Instituto Roslin.
Proteínas humanas já vêm sendo produzidas em laboratório por meio de bactérias. Mas este procedimento implica produção em baixa escala e a um custo muito alto, geralmente superior a US$ 1.000 por uma única dose.
A técnica desenvolvida pelas duas instituições poderá permitir a obtenção em escala comercial de vários outros produtos, além das proteínas do leite humano, segundo Ron James, diretor-executivo da PPL.
Em Blacksburg, Virgínia (EUA), coelhos são usados pela PPL para produzir calcitonina humana, uma substância que ajuda o corpo a reconstituir ossos e a prevenir a osteoporose, uma doença que degenera os ossos.
A PPL está testando a produção de animais por clonagem para produzir proteínas necessárias para o tratamento da fibrose cística, uma degeneração do tecido que forma a vesícula biliar. A técnica deverá ser aplicada também para a produção de proteínas do sangue, permitindo sua utilização em transfusões.

Texto Anterior: Dolly abriu polêmica ética
Próximo Texto: Mudança dos continentes ajudou vida, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.