São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma nova carta da MTV

MATINAS SUZUKI JR.
DO CONSELHO EDITORIAL

Meus amigos, meus inimigos, recebo do André Vaisman, da MTV, a seguinte carta:
"Caro Matinas, é com espanto que, em nome da MTV do Brasil, lhe escrevo essa carta. Espanto ao ver direito líquido e certo não ser respeitado por você e pelo seu jornal.
"Espanto porque você se diz liberal e democrático e afirma que sua coluna 'respeita o direito de resposta', mas, no fim, não respeita, não. Respeitar o direito de resposta significa cumprir a lei, ou seja, publicar a carta em que se exerce tal direito sem escolher parágrafos nem comentá-los. Tal prática, claro, pode ser feita à parte, desde que se respeite o texto integral.
Espanto por você dizer que recorrer à lei foi autoritário e desnecessário!!!
Quanta contradição num só parágrafo! Tanto foi necessário recorrer à lei que, mesmo assim fazendo, ela não foi cumprida.
E, francamente, dizer que o recurso à lei é autoritário demonstra uma perigosa inversão de valores, pois vivemos em Estado de Direito, em que a lei impera e a ela recorrer é simples exercício de democracia. Autoritarismo é fazer valer a vontade do mais forte ao arrepio da lei.
Quanto a eu 'fingir' que você criticou os princípios éticos da MTV, ora, quem finge que não criticou é você. Criticou sim, senhor, atribuindo expressão de baixo calão à estratégia de marketing da empresa. Crítica que deu ensejo ao pedido de exercício do direito de resposta. Você sugere, enfim, que a MTV se reposicione e retire o patrocínio da camisa do Fluminense. Ou seja, sugere que a MTV descumpra seu compromisso, rasgue o contrato que é lei (de novo ela) entre as partes.
Não, Matinas, a MTV vai cumprir aquilo que está acordado e sacramentado em contrato e vai patrocinar o Fluminense até o ano que vem em todas as competições de que o tricolor carioca participar.
Por que você não sugere que os torcedores do Flu passem a torcer para o Fla, durante o Campeonato Brasileiro, ou que o goleiro do time das Laranjeiras deixe passar todas as bolas que venham em sua direção para que a absurda injustiça do tapetão seja reparada na grama? Ou, melhor, me permita fazer uma sugestão: esfregue de novo seus olhos e volte seu foco para os cartolas despreparados e de honestidade duvidosa que mandam em nosso futebol. Mais do que símbolos eles são a encarnação do espúrio, do antiético e do atraso."
Olha André, estou dando, nos limites dessa coluna, mais espaço para a você e para a MTV do que para as minhas próprias palavras.
Seu pedido de direito de resposta, na íntegra, transcendia duas vezes o tamanho da coluna. Assim, procurei dar os trechos que respondiam especificamente à minha crítica e só fiz comentários no final, após a transcrição desses trechos.
A Folha inaugurou o direito de resposta na imprensa local moderna, e nenhum outro veículo o exerce tão amplamente.
Infelizmente, todo esse amontoado de palavras não soluciona a pisada na bola da MTV, por melhor que tenham sido as intenções, ao se associar a um dos times que fez do Brasileiro uma vergonha.

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Racing Day
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.