São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

89% acham justas exigências de policiais

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa Datafolha revela que 89% da população de dez capitais acha justa a reivindicação por melhores salários feita por policiais civis e militares.
Realizada no dia 24, com 4.601 pessoas, a pesquisa mostra que 85% da população tomou conhecimento dos protestos recentes de policiais em todo o país.
Apesar de a greve de policiais ser proibida pela Constituição do país, 60% dos entrevistados disseram considerar que esses trabalhadores também devem ter o direito de fazer paralisações.
Mas, apesar de a maioria ser a favor do direito à greve dos policiais, apenas 36% dão apoio total a esse tipo de protesto. Além disso, 80% se declararam contra o porte de armas pelos policiais durante qualquer tipo de manifestação.
A pesquisa foi realizada em dez capitais nas quais houve algum tipo de ato de protesto de policiais nos últimos dias.
As passeatas de policiais, sem greve, são a forma de protesto que recebeu o maior apoio da população (57%). Permanecer dentro dos quartéis, sem sair para as ruas, é um ato considerado negativo por 61% dos entrevistados.
Apoio sindical
A participação de centrais sindicais e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) nos protestos dos policiais recebeu aprovação de 58% das pessoas pesquisadas pelo Datafolha.
Apenas 34% dos habitantes das dez capitais disseram reprovar a participação de outros movimentos sociais nos recentes protestos de policiais.
O maior nível de aprovação da participação de centrais sindicais ocorre em Maceió (AL), capital na qual 78% se disseram favoráveis a esse tipo de apoio ao movimento de policiais.
Diferentemente do que alguns governos estaduais e o governo federal vêm divulgando, as manifestações dos policiais não têm conteúdo político, segundo as pessoas ouvidas pelo Datafolha.
Para 72% dos entrevistados, são "objetivos econômicos por melhores salários" que levaram os policiais brasileiros a protestar.
Apenas 15% enxergaram intenção política contra o governo nos atos dos policiais. E 10% acham que há um pouco das duas coisas: motivação econômica e política.

LEIA MAIS sobre a pesquisa Datafolha à pág. 1-15

Texto Anterior: 'Por que devo lembrar sempre do que fiz?'
Próximo Texto: Apoio às manifestações é alto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.