São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrada de imigrantes estrangeiros cresce em 97

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil voltou a receber um fluxo expressivo de estrangeiros nos últimos três anos.
Só nos seis primeiros meses deste ano, entraram no país mais de 8.000 estrangeiros com visto de trabalho, um número bem superior ao total de 5.256 verificado em 1993, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Depois de ter sido um dos países que mais receberam imigrantes no período entre 1870 e 1930, o Brasil deixou de ser considerado uma opção interessante de trabalho até recentemente. Durante os anos 70 e 80 e o início da década de 90, por exemplo, o ingresso de imigrantes ficou, em média, bem abaixo de 10 mil ao ano.
Uma das principais razões para esse crescimento no fluxo de imigrantes é a recente tendência de empresas e bancos internacionais de abrirem filiais no mercado brasileiro como parte do processo de abertura da economia.
A grande maioria dos estrangeiros que compõem essa nova onda de imigração vem de países ricos -como Estados Unidos e Inglaterra. Em geral, eles trazem a família, instalam-se nas grandes cidades, como São Paulo e Rio, têm mais de 30 anos e formação universitária.
Clandestinos
Também aumentou, embora em escala muito menor, o fluxo de estrangeiros para trabalhar em universidades, vindos especialmente de países do Leste Europeu.
À margem dessa tendência de maior ingresso de imigrantes legais, o Brasil continua recebendo estrangeiros que entram no país de forma clandestina.
Nos últimos anos, a maioria dos imigrantes ilegais veio da Bolívia, concentrando-se na cidade de São Paulo. O número de asiáticos trabalhando clandestinamente no país já foi maior.
(CGF)

Texto Anterior: Brasileiro só voltou por saudades da namorada
Próximo Texto: 'Globalizados' são os imigrantes dos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.