São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Brasileiro tem boa imagem, diz pesquisa

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após morar seis meses nos EUA estudando as condições de vida dos brasileiros que emigraram, a pesquisadora Teresa Sales afirma que "a imprensa americana traça um perfil mais favorável do brasileiro do que a imprensa nacional".
Professora do Departamento de Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População, ambos da Unicamp, ela está escrevendo um livro sobre os imigrantes brasileiros nos EUA.
"São poucas reportagens, mas, quando aparecem, é em geral na imprensa local, e destacam a participação do brasileiro na comunidade", conta Teresa. Ela tem um banco de dados com os textos publicados.
Mais do que a boa imagem, ela acha que os brasileiros conquistaram um espaço nos EUA.
Em Framingham, na região metropolitana de Boston (onde concentrou sua pesquisa), ela diz que foram os comerciantes brasileiros que recuperaram o centro da cidade, antes entregue à prostituição e ao tráfico de drogas.
"Contrariando a visão brasileira do brasileiro, colhi depoimentos elogiosos aos imigrantes."
Ela cita o prefeito de Framingham. Ele se diz surpreso com a capacidade empreendedora dos brasileiros, que abriram negócios poucos anos após terem chegado -algo que, para italianos e irlandeses, levou gerações.
"Um dado me chamou a atenção: os imigrantes brasileiros cavaram seu espaço profissional. Cultuam e têm a imagem de povo trabalhador. Em asilos de idosos, o brasileiro sempre ganha a vaga, porque é carinhoso", diz Teresa.
Ela diz que a mão-de-obra brasileira também é muito requisitada para qualquer serviço relacionado à limpeza. "Brasileiro é muito limpo mesmo. É um costume herdado dos índios", afirma.
A pesquisa de Teresa continua no Brasil. Ela foi a campo em Governador Valadares (MG) para saber quantos cidadãos da cidade emigraram. Concluiu que 6,7% dos valadarenses moram ou já moraram nos EUA.
Os primeiros resultados da pesquisa mostram que em uma a cada cinco casas valadarenses há migrantes que retornaram dos EUA ou algum membro da família que mora em território americano.

Texto Anterior: 'Globalizados' são os imigrantes dos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.