São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sequelas aparecem nas relações pessoais

DANIEL DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Marcius de Carvalho, 51, advogado, psicólogo e professor da área de psicologia jurídica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), diz que as principais sequelas dos problemas emocionais aparecem nas relações pessoais.
Ele afirma que vários de seus pacientes comissários são inseguros: "Para aqueles que já passaram por um acidente, a projeção de vida limita-se ao próximo vôo. Chega a ser um sentimento semelhante ao de um paciente terminal".
Outros problemas, diz, são a falta de afetividade para com os filhos -"muitas crianças são problemáticas"- e o ciúme do parceiro. "É comum profissionais dessa área com mais de um casamento."
Como exemplo, ele cita o caso de uma paciente que, para voar, precisava deixar os filhos com a ex-mulher de seu então marido. "E, como ela tinha uma obsessão pela aviação, seu marido acabou deixando-a para morar com a ex-mulher novamente." (DCs)

Texto Anterior: Comissários são alvo de doenças graves
Próximo Texto: Há vagas na área de informática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.