São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1997 é o ano da volta dos 'dinossauros' à TV

Moacyr Franco, Xênia e Bolinha querem recuperar espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

A volta dos dinossauros não é privilégio do cinema. Em meio a discussões sobre o futuro da TV, veteranos apresentadores como Moacyr Franco, Xênia e Bolinha preparam um contra-ataque, retomando os seus postos após uma longa temporada fora do ar.
Moacyr Franco, 60, estréia nesta quinta-feira, às 21h40, no comando do programa "Concurso de Paródias", do SBT, depois de um afastamento de 15 anos. "Estou louco para botar a cara no vídeo de novo", diz o apresentador, que estreou em 1960 na TV Excelsior como "showman".
A proposta do programa é premiar as melhores paródias a partir de melodias conhecidas. "O humor de trocadilho é o mais elementar. Não requer tanto talento, mas dá resultado."
Franco admite que esse não é bem o tipo de programa que ele esperava apresentar em seu retorno. "Mas estou dando o melhor de mim. Até me deixaram cantar -o que não significa uma melhora no programa", brinca.
Franco fala pouco sobre o período que ficou fora do ar. "Entrar para a política como deputado federal foi um desastre na minha vida. Ninguém me chamava para shows", resume.
Xênia Bier, 61, diz ter ficado nove anos afastada da TV "por opção". Ela retornou no último dia 14, comandando um quadro sobre comportamento no "Mulheres", da CNT/Gazeta.
"No dia da estréia, fiquei nervosa e a minha pressão subiu. Agora, já me acostumei. Já estou ranzinza de novo", conta a apresentadora, que diz ter total liberdade no programa. "Falo sobre coisas que me incomodam -como a atual exploração de crianças na publicidade", comenta.
Outro apresentador que se prepara para voltar ao vídeo é Edson Bolinha Cury. Atualmente em negociação com três emissoras, o animador pretende reeditar o "Clube do Bolinha" -no mesmo formato, mas com novos recursos tecnológicos.
A Rede Manchete está entre as emissoras contatadas pelo apresentador. "Mas ainda não acertamos nada", despista Osmar Gonçalves, 49, superintendente comercial das Empresas Bloch. "Como o Bolinha tem carisma junto ao público e aos artistas, ele reforçaria o nosso time", acrescenta.
Afastado há quase dois anos, Afanasio Jazadji, 46, retornou ao vídeo no último dia 14. Ele comanda o quadro "Pavio Curto", no programa "Mulheres", da CNT/Gazeta.
"Recebi vários convites desde que deixei o 'Jornal da Manchete'. Mas não dava para conciliar o horário dos programas com as minhas funções de deputado estadual. Como participo do 'Mulheres' às 15h, posso ir mais tarde à Assembléia Legislativa."
Segundo Jazadji, seu quadro não é policial, mas sim de prestação de serviços. "Estou tentando fugir do factual. A idéia é abordar temas de interesse aos aposentados, pensionistas e também às donas-de-casa, que formam o público-alvo do horário."
Gil Gomes, 57, também está de volta. Ele foi convidado pelo SBT para integrar a equipe de repórteres do novo "Aqui Agora", que estréia amanhã na emissora -função que ele desempenhava até maio, quando a emissora desativou o programa.
"Vou continuar fazendo rádio na TV. Não sou bonito e não me preocupo com a câmera. Só tento fazer as reportagens policiais com discernimento", diz.
A apresentação do "Aqui Agora" fica para Nei Gonçalves Dias, 52, que trocou recentemente a Record pelo SBT. "Vou ficar apenas uns 20 dias fora do ar", conta Dias, que iniciou a carreira em 1960 na TV Tupi.
"Continuo inovando. Introduzi um formato diferente de apresentar telejornal. Fico em movimento para humanizar a notícia", explica.

Texto Anterior: Vilã trabalhou em 'Taxista'
Próximo Texto: CNT/Gazeta estréia mais um dramalhão "made in Mexico"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.