São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
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'Chiquititas' é 'Carrossel' reciclado

MARIANA SCALZO
ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

SBT paga US$ 65 por capítulo A história de oito meninas em um orfanato chefiado por uma mulher má, um triângulo amoroso e clipes com crianças cantando. Esse são os pontos básicos da trama de "Chiquititas" que estréia amanhã, às 20h no SBT, e tem tudo para repetir o sucesso da mexicana "Carrossel" na emissora.
"Chiquititas" é uma novela argentina exibida no país há três anos pela Telefe. É um grande sucesso de público -registra, em média, 16 pontos de audiência (1,3 milhão de telespectadores).
A versão brasileira, com 156 capítulos, está sendo gravada em Buenos Aires, com atores brasileiros e diretores e produção argentina. O SBT compra cada capítulo por US$ 65 mil -o custo de um capítulo de uma novela do horário nobre da Globo também não sai por menos de US$ 50 mil.
Tecnicamente, a novela tem qualidade -o que a diferencia de "Antonio Alves Taxista", que o SBT comprou de uma produtora independente argentina e exibiu no ano passado.
A produção da novela veio ao Brasil para conhecer os hábitos do país e estudar a ambientação da trama. As cenas estão sendo gravadas em um estúdio de 600 m2, divididos em 16 ambientes. Os cenários foram criados por Celina Amadeo, que trabalhou na versão da Argentina.
Na edição das cenas e dos clipes, a equipe refaz o trabalho até alcançar o que os argentinos chamam de "padrão brasileiro".
O problema da novela é o texto. Adaptado do original de Gustavo Barrios e Patricia Maldonado por Ecila Pedroso, contém diálogos infantis e melosos demais.
"Tomamos um grande cuidado na produção de 'Chiquititas' para o Brasil. A novela é um grande êxito na Argentina, por isso produzimos. Já sabemos o que funciona na trama e também temos alguns segredos", diz Gustavo Yankelevich, diretor-geral de programação da Telefe.
Nilton Travesso, diretor artístico do SBT, acredita que "Chiquititas" deve alcançar cerca de dez pontos de audiência.
"A estrutura de linguagem tem muito a ver com o público do SBT. Tem alguma coisa que funciona, uma pincelada infantil", afirma Travesso.
Mas o diretor do SBT não acredita no sucesso da trama por várias temporadas. "O sucesso no Brasil é mais meteórico", diz.
"Chiquititas" já foi comercializada para 16 países. A versão brasileira será vendida para Portugal, alguns países africanos de língua portuguesa e para um canal pago do Japão com programação brasileira.
Além da parceria entre SBT e Telefe, a TV argentina já está acertando associações com a TV Azteca, do México, e com a Telecinco, da Espanha.

A jornalista Mariana Scalzo viajou a Buenos Aires a convite da Telefe

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