São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997 |
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Limpeza periódica impede falha no motor
DA REPORTAGEM LOCAL O bico injetor de combustível de sistemas de injeção eletrônica, nos carros modernos, e o carburador, nos antigos, necessitam de limpezas periódicas para evitar falhas no motor, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes.Falhas na aceleração e marcha-lenta instável são os primeiros sintomas de problemas -na injeção eletrônica e nos carburadores. Os bicos injetores do sistema eletrônico são válvulas que, por meio de impulsos elétricos, enviam combustível para a queima nos cilindros. Em carros com injeção monoponto (um bico para todos os cilindros), o componente injeta eletronicamente o combustível -em sistemas multiponto, mais eficientes e com menor emissão de poluentes, há um bico injetor para cada cilindro. "Para evitar acúmulo de sujeira, os componentes precisam ser revisados e limpos a cada 25.000 km, em média, ou anualmente", afirma o mecânico Luiz Yoshimura. A limpeza é feita apenas em oficinas especializadas, por meio de máquinas de ultra-som e com detergentes próprios. "A máquina reproduz o funcionamento dos injetores no motor, fazendo-os pulsar com forte vibração para facilitar a retirada de resíduos e impurezas. O detergente passa pelas válvulas em alta pressão, como o combustível." O serviço de limpeza custa entre R$ 40 e R$ 50 o bico, em média. Se o motorista preferir, pode levar o(s) bico(s) à oficina: o preço cai para cerca de R$ 10. Aposentadoria A injeção eletrônica "aposentou", com total vantagem, o carburador. Na prática, trata-se de um sofisticado sistema que controla a quantidade de combustível necessária para o perfeito funcionamento do motor, em qualquer rotação, temperatura etc. Já os carburadores, com controle mecânico de entrada do combustível, sofrem desregulagens com maior facilidade -no país, apenas a Kombi (VW) ainda é fabricada com esse mecanismo. Por isso, o tempo médio para limpeza de componentes como bóia, agulha e diafragma -feita com produtos químicos próprios- é de cerca de 15.000 km, ou um ano de uso. O serviço custa, em média, entre R$ 50 e R$ 65. A cada limpeza -nos dois sistemas- é indicada a troca do filtro de combustível. Aditivada A gasolina aditivada ajuda a reduzir o acúmulo de sujeira no motor, aumentando o intervalo entre as limpezas, na opinião de mecânicos especializados. "Ela proporciona uma queima mais pura do combustível e diminui o acúmulo de sujeira", afirma o mecânico Josmar Boschetti. Texto Anterior: Peruas têm fila de espera de até 30 dias Próximo Texto: Airbag gera nova polêmica nos EUA Índice |
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