São Paulo, sábado, 2 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limite de velocidade muda

EUNICE NUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Velocidade é sempre uma preocupação para os motoristas, seja ela alta ou baixa demais.
O projeto de Código de Trânsito estabelece para as rodovias (o legislador quis dizer as vias asfaltadas) o limite de 110 km/h para automóveis e camionetes, 90 Km/h para ônibus e microônibus e 80 km/h para os demais veículos.
Para as estradas (que o legislador considera vias de terra), a velocidade fica limitada a 60 km/h para todos os tipos de veículos.
Nas vias urbanas, o projeto fixa os seguintes limites de velocidade: 80 km/h nas vias rápidas (tipo marginais em São Paulo), 60 km/h nas vias arteriais (avenidas), 40 km/h nas vias coletoras (que interligam as avenidas) e 30 km/h nas vias locais (ruas de bairro).
O excesso de velocidade é infração administrativa e receberá multa de acordo com o percentual excedido (20% além da máxima, por exemplo).
A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da máxima. O motorista que andar abaixo da mínima cai no tipo "dirigir sem cuidados mínimos indispensáveis à segurança", informa o desembargador Geraldo Pinheiro. É infração leve, punida com multa de R$ 45,54.
Veículos lentos e de maior porte -caminhões e ônibus- que não se conservarem na faixa da direita receberão multa de R$ 72,86.
O projeto prevê desconto de 20% para todos os tipos de multas administrativas pagas até o prazo de vencimento.

Texto Anterior: Pena para omissão é mais rigorosa
Próximo Texto: Justiça e democracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.