São Paulo, sábado, 2 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Asfalto cede no Rio, mas admite recorde

Doohan faz a pole provisória

MARCILIO KIMURA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Uma reforma feita em cima de hora causou a desintegração de um trecho da pista de Jacarepaguá, ontem, nos primeiros treinos do GP do Rio, a 10ª etapa do Mundial de Motociclismo.
O local havia sido reprovado pela inspeção da Federação Internacional de Motociclismo, há dez dias.
A organização do evento realizou um nivelamento em uma área de 125 metros quadrados, entre as curvas 120 e Sul, mas o material utilizado não se fixou o suficiente.
Nos treinos livres das 500 cc, cujas motos freiam sobre o trecho, o asfalto começou a ceder.
A organização do evento foi obrigada a atrasar em uma hora os treinos oficiais para pôr uma resina e evitar a formação de buracos.
"Eles deveriam ter providenciado isso quatro ou cinco meses atrás", reclamou o australiano Michael Doohan, que marcou a pole provisória das 500 cc, ontem.
"Fiquei desapontado com alguns aspectos, como a sujeira, mas a pista está muito melhor do que no ano passado", ponderou.
Os que mais se queixaram do local foram os pilotos da 125 cc, os primeiros a entrar na pista, após o paliativo ser implantado.
"Não gosto desta pista, é muito ondulada e tem muita sujeira. Ela é meio perigosa", disse o japonês Tomomi Manako, que fez o segundo melhor tempo da categoria.
O diretor de segurança da Associação Internacional de Pilotos (IRTA), Franco Ucini, acredita que o problema não compromete a realização da corrida.
"Temos que entender que o tempo de preparação para este GP foi curto. A etapa da Indy do Rio aconteceu em maio", disse.
Ontem à noite iria ser feita outra aplicação de resina. "É tempo suficiente para o asfalto absorver. Não haverá problemas", disse.
Para Alexandre Barros, a desintegração da pista não prejudicou o desempenho. "Se estivesse ruim, o Doohan não faria o tempo que fez (novo recorde). Amanhã, a aderência estará melhor, e os tempos irão melhorar ainda mais."

Texto Anterior: Laser ajuda o espetáculo
Próximo Texto: Kuerten vence e deve virar 'top ten'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.