São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio do rodízio começa amanhã em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã, mudam os finais de placa proibidos de circular na região metropolitana de São Paulo no mês de agosto.
Às segundas, os carros e caminhões que agora estão proibidos de rodar são os com finais de placa 5 e 6 (antes, eram os veículos com finais 1 e 2).
Às terças, os novos veículos proibidos são os de finais 7 e 8. Às quartas, a restrição passa a ser aplicada sobre os veículos com finais 9 e 0.
Às quintas, não estão mais liberados para circular os carros e caminhões com finais 1 e 2 e, às sextas, a restrição passa a valer para os veículos com finais 3 e 4.
A restrição de circulação é válida das 7h às 20h. O motorista infrator pego pela fiscalização receberá multa de R$ 100. O valor da multa dobra em caso de reincidência.
A mudança dos finais proibidos em agosto -chamada de rodízio do rodízio- veio atender a uma reclamação dos motoristas que tinham seus carros proibidos de circular às segundas e sextas.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, os donos dos veículos que estavam proibidos de circular nesses dois dias se sentiam mais prejudicados pelo rodízio do que os proprietários de automóveis que sofriam a restrição nos outros três dias da semana.
Uma dificuldade que esses proprietários alegavam era que o rodízio dificultava as viagens próximas ao fim-de-semana.
É a primeira vez que os finais de placa proibidos são alterados durante a operação rodízio, que tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes na região metropolitana de São Paulo.
Se o rodízio for estendido até setembro -o que ainda não foi decidido- haverá nova mudança de finais proibidos.
Campanha publicitária
Para esclarecer dúvidas dos motoristas sobre as novas placas proibidas, a secretaria começou uma campanha publicitária em televisão, rádio, cinema e outdoors.
Amanhã, haverá panfletagem em pontos da cidade de São Paulo, feita por funcionários da Cetesb que distribuirão folhetos explicativos sobre o rodízio do rodízio.
Hoje, em caráter excepcional, a secretaria manterá funcionando das 8h às 24h o disque-rodízio, um telefone para tirar dúvidas sobre a operação antipoluição. O número do disque-rodízio é 0800-113690.
O horário normal de funcionamento do serviço é das 8h às 18h aos sábados e domingos e das 7h às 20h nos dias da semana.

Texto Anterior: Denúncias acirram disputa para o TCM
Próximo Texto: Recurso tem 20 dias de prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.