São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japoneses contestam fama de barbeiros

MARCILIO KIMURA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Os japoneses prometem pôr fim ao estigma de "barbeiros", hoje, no GP do Rio de motociclismo, no autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá (zona oeste).
Os pilotos nipônicos querem mostrar que a realidade em duas rodas não condiz com a da F-1 e Indy, nas quais os japoneses sempre tiveram fracos desempenhos.
"Se há tantos japoneses competindo é porque habilidade nós temos. O problema é que nunca um japonês teve um bom carro na F-1 e na Indy", disse Nobuatsu Aoki, vice-líder das 500 cc.
"Se correr tudo o que sei posso bater qualquer um, até o (Michael) Doohan", disse Norifume Abe, 9º da mesma categoria.
Takuma Aoki diz que essa imagem que o brasileiro faz do japonês é "totalmente equivocada."
"Se o (Ukyo) Katayama (piloto de F-1) tivesse uma Williams, ele não iria bem? Tome como exemplo o Damon Hill", afirmou.
Abe é o que ficou mais indignado ao tomar conhecimento da fama.
"Somos melhores que o (Alexandre) Barros. Já fomos campeões. Ele não. Por que os brasileiros não falam de si mesmo?"
O piloto das 250 cc Tetsuya Harada, da Aprilla, revelou que o estigma de "barbeiro" existe em seu próprio país. Ele comenta que foi campeão mundial em 93 e seu adversário, Haruchika Aoki, conquistou os dois últimos títulos das 125 cc. "Mesmo assim nada mudou, ninguém ficou sabendo."
Supremacia
Os pilotos japoneses dominam as três categorias, tanto em número quanto em qualidade.
São nove nas 125 cc, de um total de 29 participantes, 11 nas 250 cc, de 34, e mais cinco nas 500 cc, de 27 pilotos. Entre os cinco mais bem colocados de cada categoria, dois são japoneses.
Harada diz que o bom desempenho se deve a um forte campeonato nacional. "É o mais forte do mundo. O campeão sempre acaba se sobressaindo no mundial."
Nobuatsu desmente que a quantidade de japoneses e seus bons resultados sejam fruto de fortes patrocinadores e de as principais fábricas serem de seu país. "Isso não justifica tantos japoneses. Somos bons pilotos."

NA TV - Globo e Sportv, às 11h

Texto Anterior: Suecos querem capital como sede dos jogos; Alcoolismo leva pai de Graf à hospital-prisão; Brasileiro pode chegar à liderança na F-3000; Italianos predominam na Volta de Portugal
Próximo Texto: Até Scherer divulga prova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.