São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HBO estréia transmissão digital em 98

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A entrada da TV digital nos EUA, que deve acontecer em 1998, tem provocado sérias discussões entre fabricantes de aparelhos e emissoras de televisão.
Os primeiros só querem produzir os novos aparelhos quando houver uma oferta maior de programas digitais. As emissoras, porém, querem que os fabricantes dêem o primeiro passo, com medo de aderir à era digital se ninguém tiver o aparelho.
A HBO, por exemplo, um dos mais populares canais de TV a cabo dos EUA, promete iniciar as suas transmissões pelo sistema digital em 1998.
Nos EUA há aproximadamente 63 milhões de aparelhos de TV. Até 2007, a idéia é que todos já tenham sido substituídos pela HDTV, sigla em inglês para High-Definition TV (em português, TV de alta definição).
Será possível, ainda, para quem optar por continuar com o aparelho antigo, comprar um adaptador para convertê-lo ao novo sistema.
Preço
Apesar de mais caro que o tradicional, o HDTV deve custar cerca de US$ 1.500 a mais do que os modelos hoje encontrados no mercado, a TV digital é tem uma tela mais larga do que a que estamos acostumados, assemelhando-se a uma tela de cinema.
A imagem gerada é considerada quase tão perfeita quanto à da visão a olho nu. Ela terá resolução cinco vezes melhor do que a dos atuais televisores.
Além da imagem, outra vantagem da televisão digital é a qualidade do som, que deverá ser superior à que conhecemos hoje pelos aparelhos de CD.
Concomitantemente à chegada da TV digital, deve ser lançado o áudio DVD, uma nova tecnologia que oferecerá discos com melhor qualidade sonora e maior capacidade de armazenamento do que os atuais CDs.

Texto Anterior: Séries entram na era da 3ª dimensão
Próximo Texto: Record "mata" padre e põe pastor no lugar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.