São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABCD vive pior epidemia da doença desde 86

FABIANA PEREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A região do ABCD (Grande SP) registrava até ontem 1.261 casos de sarampo confirmados clinicamente (pelos sintomas) nos seus sete municípios, segundo a DIR-2 (Direção Regional de Saúde).
O Centro de Vigilância Epidemiológica confirma 93 dos casos por exame laboratorial. Segundo Mieco Sakata, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da DIR-2, essa é a pior epidemia desde 86.
"Naquele ano, tivemos 450 casos confirmados durante o ano todo". No ano passado, nenhum caso da doença foi confirmado nos sete municípios e, em 95, aconteceu apenas um caso confirmado.
Segundo a DIR-2, os municípios mais atingidos são Diadema, que até ontem apresentava 428 notificações, São Bernardo do Campo, que tinha ontem 313, Santo André, que tinha 227, e Mauá, com 223.
"Os mais atingidos são pessoas jovens que não foram imunizadas nas vacinações de 87 ou não tiveram a doença quando eram crianças ou, ainda, os migrantes de outros Estados", disse Sakata.
Segundo ela, todos que apresentam os sintomas estão recebendo a vacina de bloqueio. Ela afirmou que 20 mil doses de vacina de bloqueio foram entregues anteontem pela Secretaria de Estado da Saúde e ainda há vacinas suficientes para as crianças.
Morte
A Vigilância Epidemiológica de Mauá investiga as causas da morte de Aldineus Leite Sena, 26, no último sábado em Mauá.
Sena pode ser o primeiro caso de morte ocasionada por sarampo na região nos últimos cinco anos.

Texto Anterior: Casos de sarampo sobem para 2.308 em SP
Próximo Texto: Bons indicadores de saúde serão premiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.