São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Inflação de 5,8% é a menor desde 51

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A redução dos gastos dos consumidores fez a inflação despencar no mês passado e atingir a taxa anual mais baixa em quase cinco décadas.
A taxa caiu de 7,08%, em junho, para 5,81% -a menor desde janeiro de 51- e deve continuar caindo, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
No mês, a inflação foi de 0,11% (1,42% em junho).
Também contribuíram para a queda da taxa a redução da pressão das tarifas e as liquidações.
O economista Heron do Carmo, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, não espera pressão inflacionária neste segundo semestre.
Essa expectativa reforça a estimativa de uma inflação ao redor de 5% neste ano e 4% em 98.
Em julho, houve queda generalizada em todos os principais grupos de preços pesquisados pela Fipe, diz Heron do Carmo.
A queda de renda e os juros elevados provocaram uma situação de aperto na economia, segundo o economista.
Em julho, houve até queda de alguns preços, como o de alimentos. Após reajuste de 0,93% em junho, esses produtos recuaram 0,28% no mês passado. A retração se deve basicamente à queda de 3,31% nos preços dos produtos "in natura".
No grupo dos alimentos, os produtos industrializados mantiveram tendência de alta (0,62%). Esse aumento reflete repasse de custos das matérias-primas, como leite e carnes.
A taxa de câmbio e os preços de commodities agrícolas no mercado internacional também impulsionaram a elevação, segundo Heron do Carmo.
Outros dois itens também se destacaram na contramão da tendência geral da inflação.
Um deles é o aluguel. Com a ocorrência de muita renovação de contrato no mês passado, a taxa subiu 0,88%. A tendência é de alta também para esse mês.
A Fipe também registrou elevação em alguns itens no setor de saúde, provocada pelo aumento de 2,18% nos contratos de assistência médica. Esse item subiu 14,5% nos últimos 12 meses e 127,3% no Plano Real.

LEIA MAIS sobre inflação na pág. 2-6

Próximo Texto: Inflação de 5,8% é a menor desde 51
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.