São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros no exterior terão benefício

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os 210 mil brasileiros que vivem legalmente no Japão poderão manter seu vínculo com a Previdência Social a partir de outubro. No primeiro semestre de 1998, será a vez dos 580 mil que vivem nos Estados Unidos.
O projeto desenvolvido pelos ministérios da Previdência e das Relações Exteriores para permitir esse benefício será apresentado no próximo dia 9, em Tóquio, durante show promovido pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).
A programação prevê que serão incorporados à lista, no segundo semestre de 1998, os brasileiros que moram na Europa (126 mil) e no Paraguai (325 mil).
Em 1999 será a vez dos que vivem no restante da América do Sul e Central, Caribe, África e Ásia.
O objetivo da Previdência Social é permitir que a população brasileira que hoje vive e trabalha no exterior possa manter sua contribuição regular ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Isso deverá impedir, por exemplo, que essas pessoas fiquem desassistidas naqueles países. Também inibe que elas passem anos sem contribuir. Esse é um dos fatores que as leva a optar, quando retornam ao Brasil, pela aposentadoria por idade.
Com o projeto, esses contribuintes terão direito ao auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte para seus dependentes e também às aposentadorias por invalidez, por idade ou por tempo de serviço.

Texto Anterior: Teles lançam celular noturno mais barato
Próximo Texto: Pacote tailandês pode chegar a US$ 20 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.