São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Atenas, Johnson volta a ser ouro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Depois de uma campanha fraca nas eliminatórias dos 400 m no 6º Mundial de atletismo, em Atenas, na Grécia, o norte-americano Michael Johnson, 29, conquistou ontem o ouro da prova.
Ele havia se classificado com o 15º tempo para a semifinal, que acabou vencendo. Na final, seu tempo foi de 44s12, 25 centésimos mais rápido que o segundo colocado -Davis Kamoga, de Uganda. Tyree Washington, dos EUA, chegou em terceiro, com 44s39.
A vitória de Johnson, que ultrapassou Kamoga na reta final dos 400 m, marca a superação da má fase que atravessou este ano. No início de junho, o campeão olímpico nos 200 m e 400 m perdeu sua invencibilidade de 58 corridas, ao sofrer uma lesão em duelo de 150 m com o canadense Donovan Bailey, campeão olímpico nos 100 m.
Semanas depois, em Paris, ficou com um quinto lugar nos 400 m.
Sentindo a perna, não participou da seletiva nacional para o Mundial e acabou indo para Atenas por a convite da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo Amador). Só correu os 400 m.
Hoje na Grécia
Africanos são favoritos em três das cinco finais de hoje, com destaque para o duelo dos 1.500 m, entre o marroquino Hicham El Guerrouj e o argelino Nureddine Morceli, campeão olímpico.
Nos 10.000 m, Haile Guebre Selassie, da Etiópia, recordista mundial (26min31s32), é o destaque.
Para a final dos 3.000 m com obstáculos, espera-se uma boa briga entre os quenianos Moses Kiptanui, recordista mundial (7min59s18), e Wilson Kipketer.
O cubano Javier Sotomayor é favorito no salto em altura, pois o campeão olímpico, Charles Austin, dos EUA, foi eliminado.
No decatlo, o ouro deve ser decidido entre o alemão Frank Buseman, o finlandês Eduard Hamalainen, o tcheco Tomas Dvorak e Chris Huffins, dos EUA.
Pelas eliminatórias, o Brasil terá Claudinei Quirino, nos 200 m, Magnólia Figueiredo, nos 200 m, e Luciana Mendes, nos 800 m.

LEIA os resultados do Mundial de Atletismo à pág. 3-14

Texto Anterior: Kuerten fica próximo da Copa da ATP
Próximo Texto: Seleção usa espião na Copa América
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.