São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenas cotidianas de boteco são levadas ao palco da USP

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aquele botequim que cada um tem o seu favorito e que tão frequentemente é cenário de situações inusitadas virou o mote que a bailarina e coreógrafa Renata Melo propôs a cinco escritores.
Os cinco textos reunidos deram origem ao espetáculo "Boteco", que estréia hoje no Teatro Laboratório da Universidade de São Paulo.
"Boteco" marca a estréia de Renata Melo ("Bonita Lampião") na direção teatral.
Ela teve a idéia do mote quando estava esperando alguém em frente a um boteco. "Percebi que cada pessoa que entrava no bar conduzia uma história. O boteco é uma boca de cena cheia de personagens, situações, cenografia e música", disse Melo.
Os artistas convidados a escrever foram Fernando Bonassi, Luis Alberto de Abreu, Gabriela Rabelo, Marçal Aquino e José Rubens Siqueira. Para eles, Renata pediu texto com três itens: boteco, de dez minutos de duração, para dez atores.
O primeiro texto, de Bonassi, é "Condição de Trabalho", sobre dois policiais que cometem atrocidades enquanto reclamam que não têm condição de trabalhar. O dramaturgo Luis Alberto de Abreu recorreu a uma ópera bufa para contar a história de "dois fulanos, um amante, um garçom e circunstantes".
O terceiro quadro, de Gabriela Rabelo, mostra a situação embaraçosa que uma mulher passa em um bar. Marçal Aquino escreveu sobre duas assaltantes que entram em um bar de executivos, o Four Seasons Bar. E José Rubens Siqueira escreveu um monólogo em que um bêbado conta a sua história, a mais verdadeira das mentiras. Assim, os cinco quadros não têm relação entre eles.
Como exemplo de personagem recorrente em botecos, o bêbado não poderia ficar fora do espetáculo. Ele tem um tratamento que busca fugir do estereótipo: "A principal característica do bêbado é a perda do eixo de equilíbrio", disse.
Para "perder o eixo" e trabalhar o movimento em cena, os atores fizeram um curso diário de preparação corporal com Renata Melo durante os seis meses de ensaios. Mas ela teve o cuidado de desenhar o espetáculo sem deixar em segundo plano o texto e a atuação dos atores.

Peça: Boteco
Autoria: Fernando Bonassi, Luis Alberto de Abreu, Gabriela Rabelo, Marçal Aquino e José Rubens Siqueira
Direção: Renata Melo
Elenco: Telma Vieira, Vera de Andrade, Matheus Leisnoch e outros
Quando: estréia hoje, às 21h, de qui a sáb, 21h; dom, às 20h. Até 28 de set
Onde: Teatro Laboratório da USP (av. Luciano Gualberto, trav. J, nº 215, Cidade Universitária, tel. 011/818-4375)
Quanto: entrada gratuita

Texto Anterior: "Cantos Peregrinos" brinca com temas e conceitos bíblicos
Próximo Texto: 'Enigma do Horizonte' leva terror ao espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.