São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funcionam sites com as webcams

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Câmeras que mostram o que acontece em diferentes partes do mundo pela Internet deram o ar da sua graça há dois anos e meio.
Conhecidas como sites de webcams, as páginas que têm imagens de webcams costumam, na maioria das vezes, trazer informações atualizadas sobre o lugar.
Um exemplo atual são as estações de esqui, com fotos tiradas durante o dia, mostrando a variação de temperatura, ventos e até uma dose de propaganda do lugar.
A primeira webcam na Internet surgiu quando um bando de estudantes de uma universidade dos EUA decidiu pôr uma câmera na máquina de café, localizada em outro andar do edifício.
A cada instante, eles conferiam o nível da bebida na cafeteira, para saber se valia a pena ou não caminhar até o café.
Requisitos básicos
Fazer um site com uma webcam não é muito complicado, mas exige requisitos básicos custosos, como deixar sua página permanentemente conectada ao servidor na qual ela está "pendurada".
O candidato também vai precisar de um programa servidor de Web instalado em sua máquina.
Isso significa que ele vai transformar sua máquina em um servidor de site. Programas de prateleira, como o "Personal WebSite", o "WebSite" e o "Front Page", cumprem esse papel.
Esse último é um editor de páginas, mas tem um módulo especial.
Para ter um site com webcam legalzinho, é preciso deixar o micro ligado permanentemente. Quanto à câmera, você decide o tempo de atualização das imagens. Na verdade, a câmera filma (faz um take, em linguagem de cinema), e a imagem que vai para a página é uma foto (um quadro) da filmagem.
Se quiser criar sua página com seu nome (algo como www. zezinho.com.br), vai ter de ganhar um domínio. Isso não é gratuito e exige que você seja pessoa jurídica.
Para conseguir registrar seu domínio, recorra a empresas especializadas. No índice Cadê (www. cade.com.br), uma pesquisa sobre "registro de domínios" trouxe dez empresas especializadas.
O Universo Online (www.uol. com.br) também faz esse trabalho.
Se quiser saber quais são os provedores em São Paulo que podem acolher sua página, digite no índice Cadê www.cade.com.br/ intpsp.htm.
E para checar se alguém já registrou uma página com um nome que você queria, digite www. fapesp.com.br/rwhois.html. É uma forma de saber se a página www.zezinho.com.br pode ou não ser usada.
(MZ)

Texto Anterior: Som e vídeo ficam a dever
Próximo Texto: Conheça sites de webcam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.