São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV na rede tem shows, filmes e notícias

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não vale a pena trocar seu programa de TV para ver o mesmo pela rede Internet.
A mágica está em ver programações que não fazem parte dos canais que você tem em casa.
Existe uma infinidade na rede mundial. Dá para conferir jornais italianos da Tele Uno, ver shows ao vivo e até trechos de filmes.
Os temas são bastante extensos e existem em muitos idiomas, do coreano ao espanhol, passando pelo inglês e francês.
Programas incompatíveis
Não chega a ser um obstáculo, mas, se a idéia é assistir a muitos filmes e a shows, você vai precisar ter uma certa dose de paciência para instalar pelos menos quatro programas em seu micro.
Isso porque não existe ainda uma padronização.
Cada TV na Internet usa um diferente programa para transmissão ao vivo. O internauta não paga nada, mas tem de transferir para o seu micro o soft específico.
Se quiser assistir aos programas da TV UOL ou da TV Cultura -leia quadro ao lado-, por exemplo, vai ter de pegar na rede o "VDOLive" (www.vdolive.com).
Para ver filmes e shows ao vivo, coloque em seu micro o "Real Player" (www.realplayer.com). Muitos canais de TV, no mundo inteiro, estão usando esse programa. A qualidade do som é boa, mas a imagem costuma ficar a dever.
Para saber de tudo o que acontece com o "Real Player", confira o endereço www.timecast.com.
Lá você encontra canais ao vivo, vídeos, shows gravados e até uma sessão de TV Jam.
A programação do Timecast, além de diária, é mensal. Para a próxima sexta, está na lista o show do festival Lollapalooza'97.
Para quem escolher o programa "RealPlayer" para assistir à programação, o Timecast tem um recurso de Remind Me! (Não esqueça de me avisar!). Resultado: o cibertelespectador recebe um e-mail lembrando-o do evento, com direito a escolher com uma hora, um dia ou uma semana de antecedência.
No endereço do programa "VDOLive", o internauta pode se dar ao luxo de assistir a um talk show (programa de entrevistas) semanal. Segundo a empresa, trata-se do primeiro na rede.
No site, há um guia com assuntos para gostos variados: negócios, informática, comédia, noticiário, governo e turismo são alguns.
Há uma seção com filmes ao vivo e sob encomenda (on-demand). Atenção para a grade, que é diária.
Mas dá para escolher trechos de dois minutos, como "O Povo Contra Larry Flynt", ou destaques do 47º Festival de Cinema Internacional de Berlim, com 166h44 de duração (cuidado com a conta do telefone e do provedor)!
Se optar pelo "VXtreme" (www.vxtreme.com), a programação se restringe à CNN e à Warner Bros. Mesmo assim, vale a pena testar a versão de testes do "Webtheater 2.2".
Dá para ver vídeo, ocupando um quarto do tamanho da tela do monitor em largura de banda inferior à velocidade de 56 Kbps.
No site da Xing (www.xingtech. com), confira um show do The Cure de 1h30, gravado em San Francisco. Antes, porém, não esqueça de transferir para seu micro o soft "StreamWorks".
(MZ)

Texto Anterior: Conheça sites de webcam
Próximo Texto: Dicas ajudam a escolher sua câmera de vídeo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.