São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Conheça 40 escolas de São Paulo

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
DA REDAÇÃO

O segundo semestre de 1997 começou nesta semana para a maior parte dos alunos da rede privada da cidade de São Paulo, mas para muitos pais já é hora de começar a se preocupar com 1998.
Muitas escolas particulares já abriram inscrições e estão com os processos de seleção em andamento. Outras devem fazer o mesmo em setembro e outubro.
Para auxiliar pais e mães na escolha das instituições em que colocar os seus filhos, a Folha elaborou um questionário que foi enviado a mais de 50 das principais escolas particulares da cidade. Nem todas responderam às questões.
O levantamento resultou nos quadros publicados nesta e na próxima página, com 40 escolas.
Para figurar na lista, elas tinha de oferecer, pelo menos, da 1ª à 4ª série do 1º grau.
O quadro traz, por exemplo, quantos alunos as escolas têm (e a média de alunos por classe), que séries oferecem e dados sobre a estrutura física das instituições.
O levantamento dá o valor das mensalidades e os salários dos professores, segundo as próprias escolas.
Além disso, apresenta um pequeno perfil do professor que a criança encontrará quando entrar na sala de aula.
Uma rápida observação dos dados fornecidos revela que o uso do computador já é uma realidade entre as escolas consultadas.
Praticamente todas oferecem algum tipo de acesso à informática, seja como ferramenta de aprendizado de outras disciplinas, seja em cursos específicos.
A Folha também pediu que as escolas elaborassem uma frase-síntese com a razão pela qual uma família deveria escolher a instituição em questão.
É uma autodefinição, que pretende revelar a proposta que as norteiam (mas nem todas se dispuseram a produzi-la).
No penúltimo item do quadro, os pais encontrarão detalhes de quando e como são feitas as seleções para o ano letivo de 1998.
A tabela serve apenas como orientação. Maiores informações devem ser obtidas nas próprias escolas.

Texto Anterior: DICAS PARA OS PAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.