São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten vence e deve subir para 9º

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A CINCINNATI

O brasileiro Gustavo Kuerten venceu ontem o australiano Todd Woodbridge por 2 sets a 1 -parciais de 3/6, 6/1 e 6/4- e se classificou para as oitavas-de-final do Torneio de Cincinnati (EUA).
Hoje à tarde, Kuerten, décimo do mundo, enfrenta o tenista norte-americano Vincent Spadea, 95º (leia texto abaixo).
A vitória de ontem deve valer ao brasileiro mais uma posição no ranking. Ele já conseguiu, até agora, 76 pontos em Cincinnati.
Nesta semana, tinha 53 pontos para defender, relativos ao Torneio de Umag (Croácia), em 1996.
Além de ter somado pontos, Kuerten ainda será beneficiado pelo mau desempenho do sueco Thomas Enqvist, 7º do ranking.
Anteontem, ele foi eliminado na sua partida de estréia no torneio, justamente por Spadea.
Em Cincinnati, o tenista sueco precisava defender os 264 pontos obtidos por chegar às semifinais na edição do ano passado.
Com os pontos descontados, Enqvist deve cair para o 12º lugar na classificação.
Caso não haja nenhuma surpresa e o título de Cincinnati fique com um dos atuais "top ten", Kuerten subirá para a nona posição do ranking da ATP na semana que vem.
Dificuldade
O jogo de ontem à tarde, como o brasileiro esperava, foi mais difícil que sua estréia na competição, anteontem, contra o norte-americano Andre Agassi.
Com boa variação de golpes e um saque eficiente, Woodbridge, 20º do mundo, quebrou o serviço de Kuerten nos quarto e sexto games do primeiro set.
Ao contrário do que ocorreu no jogo contra Agassi, Kuerten teve ontem um baixo aproveitamento nos saques, conseguindo apenas índice de 47% de acerto em seus primeiros serviços.
No segundo set, o brasileiro começou a explorar a esquerda de Woodbridge, seu ponto fraco.
O rendimento de Kuerten cresceu na partida e ele quebrou o serviço do australiano logo no segundo game. Voltou a fazê-lo no sexto game, fechando o set em 6/1.
Woodbridge voltou melhor no terceiro set, mas não conseguiu combater a tática de Kuerten, que fechou o jogo com um ace. A partida durou uma hora e 28 minutos.
"Foi uma boa vitória. Acho que ganhei porque fiz uma final na semana passada e, depois disso, estou entrando muito confiante na quadra", disse Kuerten.
No início da noite, ele estrearia no torneio de duplas de Cincinnati, jogando ao lado do holandês Sander Groen. Os adversários seriam o alemão Tommy Haas e o chileno Marcelo Ríos.

Texto Anterior: Seleção feminina está no Mundial de 98
Próximo Texto: Adversário de hoje é surpresa do torneio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.