São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhando em casa

MARCELO LIMA

Planejamento e móveis certos ajudam montagem do escritório doméstico
Com as facilidades oferecidas pela informática, é cada vez mais comum encontrar pessoas que trabalham em casa, dividindo o espaço doméstico com as atividades profissionais.
Montar um escritório pode exigir até uma reforma completa nos ambientes para adaptá-los à nova função. Outras vezes, apenas a escolha adequada dos móveis já é suficiente para resolver problemas com a disposição do equipamento, principalmente em espaços reduzidos.
"O escritório doméstico não está mais confinado a um lugar específico. Atualmente, o objetivo é integrá-lo à decoração e romper com a sobriedade tradicional, por meio de soluções leves e compactas", explica a decoradora Jóia Bergamo, do Atelier 3.
Segundo Jóia, o importante é que o espaço escolhido seja adaptado às necessidades individuais e reúna boas condições de iluminação e ventilação. "Planejamento prévio e escolha cuidadosa do melhor local na casa são essenciais", afirma.
Para a designer gráfica Carla Brandão, a solução para acomodar todo o equipamento necessário à sua atividade profissional foi transformar uma garagem desativada em escritório.
"A idéia inicial era aumentar a bancada de trabalho no meu quarto, mas como dispunha de um espaço sem utilização na casa, optei por reformá-lo", diz.
Usando o branco como cor básica para revestimentos, Carla encomendou uma bancada sob medida e providenciou iluminação direcionada. As demais paredes foram preenchidas com estantes para livros. "Escolhi cores claras para dar leveza ao ambiente e facilitar a reflexão da luz", diz.

Dicas
. Para um bom rendimento das atividades, considere as condições acústicas antes de escolher um ambiente na casa.
. Opte por cores claras para móveis e revestimentos. Além de relaxantes, refletem melhor a luz, facilitando o trabalho.
. Gaveteiros e pastas de arquivo anexos à bancada de trabalho ajudam na organização. Peças com rodízios facilitam o acesso e a mobilidade.
. A bancada de trabalho deve ser dimensionada de acordo com o equipamento a ser disposto. Como peças básicas, considere o computador, o fax, a impressora e o telefone.
. Cadeiras adequadas são essenciais para evitar problemas de saúde. Providencie modelos com design anatômico, ajuste de altura e apoio para os braços.
. O ambiente deve ser bem ventilado, de preferência próximo a janelas, para proporcionar iluminação natural.
. Uma iluminação adequada desgasta menos o corpo. Sua importância aumenta com a frequência do trabalho e com o tipo de atividade desenvolvida. Utilize iluminação indireta para o ambiente, combinada à iluminação direcionada no plano de trabalho. Luminárias pendentes ou laterais são as melhores opções para uma área limitada.

ONDE ENCONTRAR: House Garden: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, Jardim Paulista, zona sudoeste, tel. 881-1233. Ornare: D & D Shopping, av. das Nações Unidas 225, loja 240, Brooklin, zona sudoeste, tel. 3043-9123. Ottagono: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1061, Jardim Paulista, zona sudoeste, tel. 883-1036.
Tok & Stok: r. Henrique da Cunha, 68, Pinheiros, zona sudoeste, tel. 813-2800.

Texto Anterior: Quantidade ou qualidade?
Próximo Texto: Alívio na ponta dos dedos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.