São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão 'importa' brasileiro para ir à Copa

ARNALDO RIBEIRO
DO ENVIADO A OSAKA (JAPÃO)

A seleção japonesa deve recrutar mais um brasileiro naturalizado para reforçar o time na fase final das eliminatórias asiáticas, que começam em setembro.
A derrota para o Brasil fez o Japão constatar que sua equipe nacional ainda está num estágio inferior ao time da Coréia do Sul, sua arquirival no continente, que foi para a Copa dos EUA, em 94.
O desconhecido atacante Vágner Lopes, 27, do Bellmare Hiratsuka, está se naturalizando japonês nesta semana e é apontado como a solução para a falta de gols da equipe.
Lopes, como é conhecido no Japão, foi revelado pelo técnico Cilinho no São Paulo, na década de 80.
O outro brasileiro naturalizado japonês que jogou na seleção foi o meia Rui Ramos, 40. Ele ainda está na ativa e pode retornar à seleção durante as eliminatórias.
Para o atacante Kazu, 30, que jogou oito anos no Brasil, o jogo de ontem, apesar da derrota, "foi bom para dar experiência".
O volante Dunga, do Júbilo Iwata, disse que o Japão entrou em campo "para perder de pouco".
"Eles estão evoluindo, mas precisam fazer mais jogos internacionais, principalmente os clubes, para dar um salto de qualidade."
Segundo Dunga, o Japão só vai superar a Coréia do Sul nas eliminatórias "se tiver mais coração, inteligência e personalidade".

Texto Anterior: 'Aspirantes' garantem vitória no Japão
Próximo Texto: Brasileiros e japoneses brigam depois do amistoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.