São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião e hambúrguer assediam Kuerten

Empresas dos EUA armam campanhas

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A LONG ISLAND

A ascensão de Gustavo Kuerten para oitavo lugar no ranking da Associação de Tenistas Profissionais está despertando o interesse de empresas estrangeiras, que começam a sondá-lo para futuras campanhas publicitárias.
Nos EUA, a American Airlines, empresa de aviação, a Waldbaum's Supermarket, loja de supermercados, e o McDonald's, cadeia de lanchonetes, aproximaram-se do brasileiro, a fim de usar sua imagem em comerciais.
Segundo a American Airlines, a empresa iniciará no final do ano uma forte campanha publicitária com artistas e esportistas nacionais e estrangeiros.
Com exceção do McDonald's, as companhias irão aproveitar o Torneio de Long Island, que serve de preparação para o Aberto dos EUA, para fazer propaganda.
A assessoria de Kuerten, porém, disse que o tenista não pretende fazer campanhas de curta duração, de dois ou três meses, como aparentemente é a idéia das empresas.
Recentemente, ele recusou proposta da multinacional Parmalat, que queria usá-lo em uma de suas propagandas.
Apesar do assédio, que deve aumentar na próxima semana, quando tiver início o Torneio de Long Island, e mais ainda em 25 de agosto, quando começar o Aberto dos EUA, Kuerten mostra-se sereno.
"Sei que meu papel é continuar trabalhando sério, treinando muito como sempre fiz", afirmou. "Não esperava chegar tão rapidamente ao oitavo lugar no ranking, mas não me iludo. Tão difícil quanto chegar ao topo, e talvez até mais duro, é se manter por cima."
Além de aproveitar esta semana, em que não tem nenhum jogo marcado, para aprimorar seu jogo, o brasileiro quer se divertir e "relaxar a cabeça".
"É bom ficar um pouco longe da pressão que existe em toda competição", explicou.
Em Long Island, Kuerten, que ontem passou a manhã fazendo ginástica, espera que o tempo melhore para curtir mais as praias. Por enquanto, sai para comer fora, vai ao cinema e visita lojas de CDs.
Brasileiros animados
A chegada de Kuerten ao Estado de Nova York está deixando a comunidade brasileira animada.
Se ainda poucos fãs têm ido a Long Island, nas lojas brasileiras de Manhattan já estão sendo vendidas lembranças, como bonés e camisetas com o rosto do tenista.
No hotel Inter-Continental, o mesmo em que o presidente Fernando Henrique hospedou-se quando esteve em junho em Nova York, 30% dos quartos, durante a realização do Aberto dos EUA, estarão ocupados por brasileiros.
Até a festa de 31 de agosto, que comemorará nas ruas de Manhattan, com uma semana de antecedência, a Independência do Brasil, este ano terá dois carros alegóricos homenageando o tênis brasileiro.
Kuerten e Fernando Meligeni recusaram o convite ao desfile, que coincide com o Aberto dos EUA.

Texto Anterior: Recorde mais antigo cai após 16 anos
Próximo Texto: Avião e hambúrguer assediam Kuerten
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.