São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder chinês recebe premiês do Camboja

Encontro é reconhecimento tácito

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo homem forte do Camboja, Hun Sen, e seu novo parceiro na coalizão de governo, Ung Huot, se reuniram ontem com o premiê chinês, Li Peng, e com o chanceler do país, Qian Qichen. A reunião implica o reconhecimento de fato do novo governo cambojano por parte da China.
Hun Sen é um tradicional aliado do Vietnã, que por sua vez mantém historicamente um tenso relacionamento com a China. O governo chinês disse ontem que considera a crise no Camboja uma questão interna.
Pequim apoiou a guerrilha Khmer Vermelho na guerra civil contra o Vietnã, e atualmente abriga o rei do Camboja, Norodom Sihanouk, que está na China em tratamento médico.
Hun Sen depôs em julho o premiê Norodom Ranariddh, filho do rei, com quem dividia o comando do país desde 1993, em coalizão.
O rei disse que Hun Sen rejeitou sua proposta de abdicar. Eles se reuniram na terça-feira, em Pequim. Norodom disse que Hun Sen teria aprovado sua decisão de retornar ao país este mês.

Texto Anterior: Boss criou farda nazista
Próximo Texto: Argentina será aliada militar dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.