São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
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Qualidade é estratégia para atrair leitores

Jornais encerram congresso no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A diretora-geral do Datafolha (instituto de pesquisas da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha), Eneida Nogueira, narrou ontem, no encerramento do Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio, a experiência do Datadia, pesquisa diária feita entre os assinantes da Folha.
O Datadia, que no início, em agosto de 1996, alcançava apenas os assinantes da cidade de São Paulo e desde maio foi ampliado para todo o país, deverá incluir, na próxima etapa, os leitores não-assinantes.
Em maio, o Datadia ganhou o prêmio de melhor contribuição técnica no 4º Congresso Latino-Americano da Esomar, entidade européia que congrega institutos de pesquisa.
Interesse
Pelo Datadia, é possível saber, por exemplo, a opinião do leitor sobre a manchete do jornal e conhecer o assunto que despertou maior interesse.
Participaram também do painel sobre como conquistar e manter leitores os diretores de Redação de "O Globo", Merval Pereira, "O Estado de S. Paulo", Aluízio Maranhão, e "O Dia", Ruth de Aquino. Os trabalhos foram coordenados por Marcelo Beraba, editor-executivo do "Jornal do Brasil".
Qualidade
O diretor nacional de Recursos Humanos das Indústrias Gessy Lever, Nelson Savioli, disse em sua palestra que os donos de jornais estão encontrando um equilíbrio entre a função social da atividade e a visão empresarial do negócio.
Isso, segundo ele, tem resultado num melhor atendimento aos clientes dos jornais, ou seja, leitores e anunciantes.
"Os jornais estão entrando na vanguarda da busca da qualidade", afirmou Savioli
Para ele, que já trabalhou como diretor de Planejamento e RH de "O Globo", o leitor de jornal está cada vez mais exigente, levando os jornais a se aprimorar.
Qualidade
"O progresso do entendimento da sociedade brasileira em relação à cidadania está obrigando os jornais a ser mais eficazes", afirmou.
Dentro desse aprimoramento, Savioli destacou os programas de qualidade adotados por diversos jornais.
Em sua opinião, a qualidade da comunicação interna num jornal deve ter o mesmo nível da informação prestada aos leitores, para que os funcionários (inclusive jornalistas) conheçam os planos da empresa e se engajem neles.
Marketing
O presidente da editora Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, afirmou, em sua palestra, que os jornais deverão, cada vez mais, sofisticar as estratégias de suplementos e colocar o marketing no centro das decisões.
"O jornal precisa ser visto como um produto, com uma estratégia definida mercadologicamente", disse Gomes Neto.
O congresso foi encerrado com a conferência do norte-americano Michael Phelps, do Instituto Americano de Imprensa. Ele defendeu a segmentação cada vez maior dos jornais em suplementos dirigidos a públicos específicos.

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