São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo da 13 de Maio ganha o mundo

MIRNA FEITOZA
DA REDAÇÃO

Um dos grupos de dança com crianças carentes mais antigos de São Paulo é o 16 Meninos da 13 de Maio, criado por Penha Pietra's, uma bailarina especializada em ensinar crianças a dançar.
Há 15 anos, o grupo, além de dançar, faz um trabalho de educação com as crianças.
A história começou com 16 meninos que moravam em cortiços (casas onde moram muitas pessoas pobres), na rua Treze de Maio. "Hoje, os primeiros integrantes já trazem os filhos", diz Penha.
Com 33 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, o grupo ensaia no Ballet Stagium aos sábados -quando os alunos têm aulas de dança, teatro, capoeira, artes plásticas e canto-, sem pagar nada.
Cada um ganhou duas bolsas -uma para estudar francês na Aliança Francesa e outra para fazer aulas de balé no Stagium.
Embora com tantas atividades, a preferência é a dança. "Quero ser profissional. Eu nunca conheci algo assim", diz Thiago Vicente da Silva, 13. "Meu sonho é ser uma grande bailarina", diz Silvia Maria Soares, 13.
Com um estilo que mistura vários jeitos de dançar, o grupo foi convidado para se apresentar em sete cidades da França, em janeiro de 1998. Eles também estiveram esta semana no Sesc Pompéia.
(MF)

Texto Anterior: Bahia tem outros grupos
Próximo Texto: Balé nos morros do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.