São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro virtual reúne recriações da obra máxima de James Joyce

CECÍLIA SAYAD
DA REDAÇÃO

O Universo Online coloca hoje na rede o "Bloomscyberday", livro multimídia que reúne textos e imagens enviados pelo público da Internet com o objetivo de recriar livremente as 18 horas vividas pelo personagem central do livro "Ulisses", de James Joyce (1882-1941).
O "Bloomscyberday" é a versão na Internet para o Bloomsday, celebração da obra do escritor irlandês James Joyce que acontece desde 1924 e é inspirada no personagem central de "Ulisses", Leopold Bloom.
A data da celebração é 16 de junho. O romance de Joyce retrata a peregrinação que Bloom faz por Dublin durante 18 horas do dia 16 de junho de 1904.
Em associação com o "Irish Times on the Web" (serviço on line do jornal irlandês "Irish Times") na promoção do "Bloomscyberday", o Universo Online recebeu, de 16 de junho a 16 de julho, 52 contribuições, em forma de textos, imagens e páginas eletrônicas por e-mail.
O livro eletrônico traz uma seleção dessas contribuições: nove textos (de um total de 29 recebidos) e dez imagens (de 16 recebidas). Dos documentos enviados para o Universo Online, a maior parte veio do Brasil. Houve contribuições também dos Estados Unidos, França e Bélgica.
As mensagens estrangeiras vieram sempre na forma de imagens, ainda que, no caso do francês Joseph Nechvatal, que enviou uma poema concreto onde o que mais conta é a composição gráfica, houvesse texto (dois versos repetidos à exaustão: "Hi Consciousnes Reframers!" e "Hi Everybody").
Apesar de a idéia inicial ser reunir contribuições que se referissem a cada uma das 18 horas que compõem a obra de Joyce, algumas foram ignoradas e outras foram repetidas. A parte 3 (horário: 2h) mostrou-se o trecho predileto das pessoas que colaboraram com o "Bloomscyberday". O livro virtual pode ser acessado pelo endereço http://www.uol.com.br/
bibliot/bloomsday.
(CS)

Texto Anterior: Editora investe em narrativas dinâmicas
Próximo Texto: Bonassi afirma que escreve "para não ficar desesperado"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.