São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Cardápio penoso; Mundo ideal; Saída honrosa; Sonho tucano; Falta confiança; Fúria adesista; Fim de feira; Falta interesse; Comemoração temática; Vence o preconceito; Esquema tático; Vender facilidades; Com a barriga; Marcação cerrada; Primeira etapa; Excesso de demanda

Cardápio penoso
Covas não aguenta mais comer a mesma coisa. Desde que estourou o frangogate de Maluf, toda vez que o governador vai ao interior, os correligionários lhe servem frango no almoço. "E se é jantar, servem canja", diz.

Mundo ideal
FHC imagina seu segundo mandato como o de Clinton (EUA): inflação baixa com crescimento econômico para diminuir o desemprego. E com menor dependência de votos no Congresso. Leia-se PFL e PMDB.

Saída honrosa
Corre entre políticos gaúchos que Britto seria o vice de FHC em 98. A história é vendida como tendo origem no Palácio do Planalto. Mas há quem ache que ela parte do próprio governador, temeroso de disputar a reeleição.

Sonho tucano
O PSDB torce por uma articulação interna do PFL que leve Marco Maciel para o Itamaraty. A idéia é abrir vaga para Luís Eduardo como vice em 98. De quebra, ACM voltaria à Bahia para disputar o governo. Tudo com a bênção de FHC.

Falta confiança
Além de não acreditar na sinceridade da candidatura Sarney, a cúpula do PMDB também descarta o nome de Itamar Franco por considerá-lo "instável". Avalia que pode abandonar o barco no meio da refrega.

Fúria adesista
Sem a perspectiva de uma candidatura própria viável, os governistas do PMDB querem antecipar para já a convenção do partido a fim de selar aliança com FHC. E desencadear logo as composições nos Estados.

Fim de feira
O ex-banqueiro José Eduardo de Andrade Vieira está com um pé fora do PTB. Seu novo endereço poder ser o PFL.

Falta interesse
Está encalhado na Câmara o projeto que cria o Código de Decoro Parlamentar. Para a oposição, é o melhor instrumento para a Casa reagir a escândalos como o de Chicão Brígido (AC).

Comemoração temática
A exemplo do que fez ano passado, quando aproveitou a data para tratar dos direitos humanos, FHC deve lançar, no próximo 7 de Setembro, campanha nacional de prevenção e combate aos acidentes de trânsito.

Vence o preconceito
Marta Suplicy (PT-SP) desistiu de votar seu projeto de parceira civil homossexual agora. Razões: a iminente visita do papa e a proximidade das eleições de 98 (deputados temeriam reação dos eleitores). Deve ficar para 99.

Esquema tático
O lobby da bola deve voltar a campo esta semana. O time de Pelé identificou a tática dos adversários da lei no Congresso: fazer cera e adiar a votação para 98.

Vender facilidades
O governo percebeu o jogo do PMDB na votação da lei eleitoral. O partido manteve Carlos Apolinário como relator para depois cobrar a fatura do governo na hora de reverter as decisões do deputado em plenário.

Com a barriga
O financiamento público exclusivo de campanhas políticas deve ficar para as eleições seguintes à de 98. O relator Carlos Apolinário acha que para o pleito do ano que vem ele não passa.

Marcação cerrada
FHC aconselhou o PSDB a não deixar espaços vazios na campanha eleitoral. Para o presidente, os tucanos devem usar sistematicamente a Voz do Brasil e as tribunas do Congresso para associar sua imagem à do governo.

Primeira etapa
Apesar das pressões de católicos e evangélicos, Henrique Alves marcou para amanhã votação, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto que permite a realização de aborto na rede pública de saúde.

Excesso de demanda
O líder do governo na Câmara, Luís Eduardo Magalhães, é simpático à criação de um órgão permanente na Câmara para apurar denúncias contra deputados. Acha que a corregedoria sozinha não tem dado conta.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De João Paulo (PT-SP), sobre o governo defender mudanças no regimento da Câmara:
- Eles só estão preparando o terreno para reformar o artigo 61 da Constituição, que relaciona quem pode propor leis: vão excluir deputados e senadores.

Próximo Texto: Campo do peladeiro desconhecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.